Geral
VII Conferência Municipal de Educação é aberta com discussões e debates sobre os rumos do segmento

Semed deu início à VII Conferência Municipal de Educação (COMEM) nesta segunda-feira (30). Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Teve início nesta segunda-feira (30), a VII Conferência Municipal de Educação de Maceió (COMEM), realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas. Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o encontro tem o objetivo de discutir, debater e planejar as diretrizes e os rumos da educação na cidade, no estado e no país. As palestras e plenárias seguem nesta terça (31).


VII Conferência Municipal de Educação de Maceió foi aberta nesta segunda (30). Fotos: Karla Lima e Pedro Farias/Ascom Semed
A cerimônia de abertura da conferência teve início com as discussões sobre as metas e planos educacionais municipal, estadual e nacional.
Para a frente de honra foram convocados o secretário de Educação, Rogério Lima, a professora e secretária adjunta, Emília Caldas; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Juliano Brito, o secretário executivo da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Neilton Nunes; a presidente do Fórum Municipal de Educação, Josefa da Conceição; a representante dos diretores escolares, professora Josilda Lima e a vereadora, Teca Nelma.

Secretário da Educação, Rogério Lima, destacou importância dos debates para uma formação qualificada. Foto: Karla Lima/Ascom Semed
Em sua fala, o secretário da pasta agradeceu o empenho da comissão em realizar o evento e enfatizou a importância da preparação de Maceió para a Conferência Nacional de Educação.
“A gente não mediu esforços para realizar essa conferência. Temos aqui, nesta VII conferência, um debate propositivo para a construção de uma educação mais sóbria. Estamos aqui para discutir pautas importantes da educação municipal e estadual para que a gente possa ir fortalecido no encontro nacional, em Brasília”, disse.
O público que estava no auditório era composto por professores, diretores de escolas municipais, pais de alunos, representantes de instituições privadas e públicas, sindicatos, conselhos de educação, integrantes de fóruns e pessoas interessadas no tema da conferência.

Secretária adjunta da Semed, Emília Caldas, enfatizou a importância do plano municipal de ensino e do evento. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
A próxima a falar foi a secretária adjunta, Emília Caldas. Ela comentou sobre a produção do evento e frisou o valor que o Plano Municipal de Educação tem para a formação qualificada de todos.
“Em hipótese nenhuma Maceió poderia ficar de fora dessa discussão. Acho sim que Maceió deveria participar da construção desse documento que são os planos municipal e nacional de educação. Essa conferência é um momento importantíssimo para que toda sociedade civil maceioense e de todo o país revisite seus planos, retire os planos de suas gavetas e ponham em prática”.

Secretário executivo da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Neilton Nunes. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
O secretário executivo municipal da Undime, Neilton Nunes, destacou a relevância da organização da conferência em Maceió. “Precisamos contribuir para este documento e nesta discussão, trazendo proposta e apresentando suas ideias para que possamos continuar realizando políticas públicas que vão de encontro com o que tanto lutamos: uma educação de qualidade e de equidade”, afirmou
Encerrando o momento de falas, a professora e representante dos diretores escolares, Josilda Lima, expressou sua felicidade em compor a mesa de discussão. “É um dia muito importante para o nosso Município discutir a nossa educação, porque sem essa educação não temos luz nas vidas de nossos estudantes”, disse.
Discussões e debates sobre educação de qualidade

Público presente na VII Conferência Municipal de Educação. Foto: Karla Lima/Ascom Semed
Para as palestras de abertura da conferência foram convidadas a presidente da Undime São Paulo, Márcia Aparecida Bernardes e a técnica pedagógica da Semed, Ana Márcia Cardoso. Os assuntos das palestras foram discutidos com a participação do público e apresentações de eixos advindos do tema geral.

Presidente da Undime São Paulo, Márcia Bernardes, foi uma das palestrantes da conferência. Foto: Karla Lima/Ascom Semed
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a importância do ambiente de qualidade para a formação das crianças da educação infantil, o investimento da Educação na primeira infância, as responsabilidades de cada um no Município, desde a secretaria ao pai de alunos, e o monitoramento de metas através de políticas públicas foram alguns dos temas abordados no encontro.
“É uma alegria estar aqui em Maceió. Vim compartilhar da nossa experiência de São Paulo e falar um pouco sobre a importância da conferência, a importância desse momento. Inclusive quero enaltecer o município de Maceió por toda essa organização. É um momento em que estamos preparando o Plano Municipal de Educação e novas metas de educação para os próximos anos”, disse Márcia Bernardes.





Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista