Geral

Iniciativa ensinou procedimentos básicos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP)

29/05/2022
Iniciativa ensinou procedimentos básicos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP)

Socorristas do Samu deram instruções sobre a Reanimação Cardiopulmonar em estande no Maceió Shopping

Buscando reduzir o número de óbitos em casos de paradas cardiorrespiratórias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou nesse sábado (28) o RCP Day. Em rodadas de capacitação de cerca de 10 minutos, o evento ensinou protocolos básicos de atendimento para realizar com as vítimas do problema enquanto o socorro ainda está em deslocamento.

Na estrutura montada em parceria com o Maceió Shopping, socorristas do Samu Alagoas explicaram aos clientes do centro de compras como identificar uma vítima em parada cardiorrespiratória e como executar de forma eficaz a RCP. Para avaliar essa performance, os manequins são conectados via bluetooth a uma TV que mostra, em tempo real, o desempenho do procedimento e ao final, o programa avalia, numa escala de 0 a 100%, a eficiência da RCP executada.

Médico supervisor geral do Samu, Jhonat Silva, ressalta a importância de capacitar a população

Levar o conhecimento para a população é fundamental para aumentar a sobrevida das vítimas, de acordo com o supervisor geral do Samu Alagoas, o médico Jhonat Silva. “Quando o paciente tem uma parada cardiorrespiratória, é necessária a intervenção imediata. Enquanto o Samu está em deslocamento, se alguém no local souber fazer a RCP de forma eficiente, aumentam muito as chances de sobrevivência da vítima” explicou o supervisor. Atualmente, dentre as ocorrências de pacientes em parada cardiorrespiratórias em que o Samu é acionado em todo o Estado este ano, em 57% delas as vítimas já estavam em óbito na chegada das equipes, mesmo em deslocamento ágil.

O médico coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu Alagoas (NEP), Jordiran Soares, reforçou a importância da pulverização do conhecimento sobre a RCP. “Quanto mais pessoas souberem como agir em momentos como este, maiores são as chances de sobrevida das vítimas. Este é só o primeiro de muitos eventos que faremos para capacitar cada vez mais as pessoas”, ressaltou.

Estudante Arthur Vitor se declarou feliz por ter conseguido realizar um bom desempenho

Entre as centenas de participantes, está o estudante Arthur Vitor, que aprendeu e ficou feliz em ter conseguido realizar um bom desempenho, de acordo com a avaliação apresentada no aplicativo. “A situação assusta, parece ser difícil e cheia de detalhes, mas prestando atenção e mantendo a calma, a gente consegue fazer bem a manobra. Já me sinto mais confiante em realizar caso alguém precise”, disse.