Geral
Militares iranianos apreendem dois petroleiros gregos no Golfo Pérsico
Forças militares iranianas apreenderam dois petroleiros de bandeira grega no Golfo Pérsico nesta sexta-feira, 27, após o confisco de uma carga de petróleo iraniana em águas gregas no início da semana. Os incidentes aumentam as tensões crescentes no Oriente Médio em meio a negociações paralisadas sobre as negociações nucleares do Irã e a morte de um importante oficial da Guarda Revolucionária Islâmica em Teerã no domingo passado.
O Ministério das Relações Exteriores da Grécia disse que um helicóptero da Marinha iraniana embarcou no navio de bandeira grega Delta Poseidon enquanto navegava em águas internacionais e capturou a tripulação, incluindo dois cidadãos gregos. O ministério disse que um incidente semelhante foi relatado em outro navio de bandeira grega, com sete cidadãos gregos a bordo, na costa iraniana.
A Grécia chamou as detenções de atos de pirataria e alertou que “essas ações terão um impacto particularmente negativo nas relações bilaterais, bem como nas relações União Europeia-Irã”. Um porta-voz da Guarda Revolucionária Islâmica, que supervisiona a Marinha no Golfo Pérsico, disse que os navios foram apreendidos devido a violações marítimas. (Fonte: Dow Jones Newswires)
Autor: Redação, O Estado de S. Paulo
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista