Geral
Em aparente mensagem à Índia, Biden ressalta responsabilidade em conter a Rússia
Em reunião com líderes do Indo-pacífico no grupo conhecido como Quad, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta terça-feira que os países enfrentam um momento sombrio na história, em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia, e defendeu maiores esforços para conter Moscou. “Esta é mais que apenas uma questão europeia: é uma questão global”, disse, em encontro com os líderes de Austrália, Índia e Japão, em Tóquio.
Embora não tenha citado nominalmente nenhum país, a mensagem pareceu direcionada, pelo menos em parte, ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, com quem mantém divergências sobre a resposta à ofensiva russa. Ao contrário dos demais países do Quad, a Índia não impôs sanções ou condenou a Rússia, com quem tem ampla relação comercial.
Próximo de Modi, Biden argumentou que o mundo tem uma responsabilidade de fazer algo para ajudar a resistência ucraniana contra a agressão do Kremlin.
Em comunicado conjunto divulgado após a reunião, os líderes reforçaram compromisso em ajudar a promover a estabilidade e a paz no Leste Europeu, mas não condenaram a Rússia. “Ressaltamos inequivocamente que a peça central da ordem internacional é o direito internacional, incluindo a Carta da ONU, o respeito pela soberania e integridade territorial de todos os Estados”, destaca a nota. Fonte: Associated Press.
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista