Geral

HGE registra 267 atendimentos durante o último fim de semana

23/05/2022
HGE registra 267 atendimentos durante o último fim de semana

Entre o sábado (21) e o domingo (22), o HGE atendeu 267 pacientes

Como de rotina, os líderes do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, estiveram reunidos nesta segunda-feira (23) para tratar da movimentação do último fim de semana e planejar os próximos dias. Nesse sábado (21) e domingo (22), as equipes acolheram 267 pessoas e viabilizaram 149 altas médicas.

A maioria dos casos tem ligação direta a complicações de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão. No último fim de semana foram assistidos 165 pacientes que apresentaram casos clínicos, 84 que sofreram acidentes, sendo 51 casuais, 29 de trânsito e quatro de trabalho, além de 14 pessoas que sofreram agressões e quatro se feriram em decorrência de queimaduras.

“Entre os pacientes feridos em acidentes de trânsito, 14 foram procedentes de moto, mais 14 de colisões e um pedestre que foi atropelado. Mas, os pacientes que sofreram agressão nos chamam atenção. Foram seis feridos por luta corporal, seis por arma branca e dois por arma de fogo. E esses números impactam diretamente nas nossas taxas de ocupação”, considerou o gerente do HGE, médico Paulo Teixeira.

Coordenadores de áreas do HGE se reúnem para avaliar o funcionando no fim de semana e projetar os próximos dias

A preocupação do gestor é pertinente, uma vez que as festas juninas se aproximam e esse perfil de paciente demanda maior tempo de internação, mais serviços e pode gerar sequelas sociais. Como no caso de um menor de 6 anos que foi vítima de agressão corporal, supostamente por familiares.

“Já determinei que toda a equipe multidisciplinar esteja envolvida neste caso, dando total apoio e assistência necessária. O nosso objetivo é salvar vidas e viabilizar o amparo necessário durante e após a internação. Vamos continuar com nossos trabalhos e reforçar o apelo para a adoção de mais hábitos de prevenção”, declarou Teixeira.