Geral

Grupo psicoeducativo é ofertado aos acompanhantes de pacientes do HGE

20/05/2022
Grupo psicoeducativo é ofertado aos acompanhantes de pacientes do HGE

Psicólogos e assistentes sociais ouvem e buscam soluções para as demandas apresentadas pelos acompanhantes de pacientes do HGE

O diálogo é sempre muito importante em qualquer relação social. Desse modo, o serviço de Psicologia do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, tem oportunizado momentos de partilha para o esclarecimento de dúvidas, para transmitir informações, ou simplesmente para externar sentimentos. É o que está acontecendo, por exemplo, com o Grupo Psicoeducativo com Acompanhantes da Área Verde, que tem se reunido quinzenalmente.

A psicóloga Ticiana Moura explica que o objetivo é escutar e, diante das demandas relacionadas, trabalhar a amenização de sintomas relacionados à ansiedade, a angústia, aos medos. Toda a equipe multidisciplinar é convidada a participar, como os assistentes sociais, que repassam dados relacionados aos direitos e deveres sociais.

“É um espaço para discussão, esclarecimentos de dúvidas. Diante do que falam, nós refletimos juntos e buscamos soluções. Muitas vezes, as pessoas querem mais ser ouvidas, por não receberem, na própria vida pessoal, a atenção que esperava e precisa. Desse modo, nós tentamos contribuir e aliviar toda a tensão causada com o ente hospitalizado”, disse a psicóloga.

O próximo encontro está marcado para o dia 31 de maio, na Sala de Aula 2, localizada na Ala D. Podem participar todos os acompanhantes das alas B, C, D, E e F. A coordenadora do Serviço de Psicologia do HGE, Tasmânia Quintela, acrescenta que as rodas de conversas também acontecem durante a rotina dos profissionais e que as abordagens individuais são realizadas, conforme busca ativa e indicação da equipe de saúde.

“Se um doente ou um acompanhante precisar de atendimento psicológico, nossa equipe está pronta e qualificada para fazer a abordagem e ajudar da melhor maneira, conforme as técnicas necessárias. O que nós queremos é que a saúde de todos seja recuperada e compreendemos que a saúde mental tem papel decisivo nisso”, afirmou Tasmânia Quintela.