Geral
Maio Laranja: campanha promove roda de conversa com estudantes da rede municipal


Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed
Um bate-papo com estudantes da Escola Municipal Nosso Lar I, no bairro Ponta Grossa, deu prosseguimento às atividades voltadas para o Maio Laranja, campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, promovida pela Prefeitura de Maceió. Evento contou com a presença de professores, assistentes sociais, conselheiro tutelar e assessora da secretaria de juventude para debater sobre o tema.
O momento foi enriquecedor para os alunos do Ensino Fundamental da unidade escolar que tomaram conhecimento sobre o que se caracteriza como abuso sexual, quais as medidas devem ser tomadas se for vítima deste tipo de violência ou conheça alguém que tenha sido agredida. Além disso, as crianças tiraram dúvidas e conversaram sobre o problema.
Gilda Verbêndia é diretora da Escola Municipal Nosso Lar I. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed
A diretora da Escola Municipal Nosso Lar I, Gilda Verbênia, contou que esses momentos de discussão são fundamentais para orientar as crianças sobre o problema, caracterizado como um crime pela legislação brasileira.
“Podemos levar essa orientação e sermos multiplicadores de informações para toda comunidade e as nossas crianças estão participando dessa roda de conversa, além de trazer a orientação, informação e fortalecer uma rede de proteção aos estudantes”, enfatizou a diretora escolar.
Coordenadora do CREAS, Simone Cavalcante, conversou com estudantes. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Simone Cavalcante Borges, reforçou que os professores são um ponto de apoio das crianças e adolescentes, podendo identificar possíveis mudanças de comportamento que possam estar relacionadas ao abuso sexual.

Secretária-adjunta de Educação, Emília Caldas, destacou parceria entre escolas e Ministério Público. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
A secretária adjunta de Educação, professora Emília Caldas, informou que as ações de enfrentamento à violência e abusos contra crianças e adolescentes são realizadas ao longo do ano nas escolas da rede municipal de ensino.
“Os professores hoje acionam diretamente o MP quando identificam o caso de abuso sexual infantil, então, a campanha vem para reforçar essa temática, mas todo ano trabalhamos nessa perspectivava, porque é lá na escola que estão essas crianças”, ressaltou Emília.
Outras duas escolas estão na programação para receber a roda de conversa. Nesta sexta-feira (20), o bate-papo acontece no Benedito Bentes, na Escola Municipal Paulo Bandeira, das 09h às 11h.
Na segunda-feira (23), o evento será na Escola Municipal Arnon de Melo, que fica no Jacintinho.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira