Geral
Borrell anuncia mais ajuda da União Europeia à Ucrânia
A União Europeia (UE) planeja conceder à Ucrânia quase 500 milhões de euros para a compra de armas pesadas que auxiliem forças do país a combater tropas da Rússia. Chefe de Relações Exteriores da UE, Josep Borrell anunciou a ajuda durante reunião de chanceleres do G-7 realizada nesta sexta-feira, 13.
Alguns diplomatas da UE, porém, ressaltam que qualquer desembolso depende ainda da ratificação de todos os integrantes da UE. Alguns países têm expressado dúvidas, e é improvável que o novo auxílio seja aprovado antes da próxima semana. Com o novo pacote, a ajuda total do bloco para a Ucrânia chegará a 2 bilhões de euros.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que representa os 27 governos da UE em Bruxelas, disse ser totalmente a favor do auxílio adicional. “O tempo é crucial”, afirmou Michel, em postagem no Twitter.
Borrell também mostrou esperanças de que a UE em breve chegue a um acordo para aprovar uma proposta de que o bloco interrompa totalmente as importações de petróleo russo, apesar de reservas manifestadas por alguns países. Ucrânia e Moldávia também participaram da reunião do G-7, como países convidados. Fonte: Associated Press.
Autor: Redação
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista