Geral
Equipe do Castramóvel concluiu nesta quarta-feira (11) castrações de cães e gatos em Jacarecica


Castramóvel já passou por sete bairros da capital assistindo cães e gatos do Município. Foto: Ascom GGI Causa Animal
O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) concluiu, nesta quarta-feira (11), as castrações dos cães e gatos do bairro Jacarecica. O Castramóvel ficou estacionado em frente à Unidade de Referência em Saúde Maria Conceição Fonseca Paranhos. No decorrer da ação, a equipe realizou 91 consultas eletivas, 55 castrações e aplicou 50 doses de vacinas antirrábicas em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
O Programa de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió deu assistência aos pets dos moradores de Jacarecica, que passaram por consulta eletiva, coleta de sangue para realização do hemograma. Após avaliação dos resultados, os que estavam aptos foram castrados. Já os que precisavam de tratamento receberam suporte da equipe com a prescrição dos medicamentos e todas as orientações sobre cada quadro clínico.
A médica-veterinária do Castramóvel, Maria Clara Carlos, fez uma avaliação sobre os atendimentos dos animais.
“Nesta fase do projeto observamos que os animais que receberam atendimento clínico e cirurgia são cães e gatos que fazem rotineiramente o controle para endoparasitoses e ectoparasitoses, protocolo de vacinação em dia, e manejo alimentar e sanitário adequado de acordo com a idade e porte do animal. As cirurgias ocorreram sem intercorrências e os animais receberam microchip para identificação, cartão de vacina e receituário com as orientações pós cirúrgicas”, explicou a veterinária.

Cães e gatos foram castrados no bairro Jacarecica. Foto: Ascom GGI Causa Animal
O morador Fabiano César soube através das divulgações na imprensa que o Castramóvel iria atender em Jacarecica. O estudante levou o seu cão para triagem e falou sobre o atendimento.
“Já queria realizar a castração do Choquito e foi muito boa essa parada do Castramóvel aqui no bairro. Facilitou bastante porque foi perto de casa e não gastamos nada. A Prefeitura e toda equipe estão de parabéns. Esse projeto tem que continuar em todos os bairros, porque tem muitas pessoas que querem cuidar dos seus animais e não têm condições financeiras ”, contou Fabiano.
O Castramóvel já percorreu os bairros Benedito Bentes, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Guaxuma, Garça Torta e Jacarecica.
A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, vai fazer o alinhamento com a equipe para avaliação geral das ações do projeto e definir o próximo bairro que irá receber o Castramóvel. A iniciativa tem trazido melhorias para a saúde e o bem-estar dos pets e da população no Município.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira