Geral
Balanças garantem mais segurança para consumidores dos Mercados Públicos de Maceió


Empresário Valderon Santos aprovou a iniciativa. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió)
Final de semana é o momento que muitas famílias tiram para fazer a feira de casa. Nos Mercados Públicos de Maceió, os consumidores aproveitam a quantidade de produtos diferentes ofertados, a qualidade e agora contam com mais uma novidade: a segurança de pagar pelo que comprou. As novas balanças instaladas em cinco mercados públicos da capital trouxeram mais transparência para o comércio local.
Quem sai beneficiado, aprovou a chegada dos novos equipamentos. O empresário Valderon Santos estava no Mercado da Produção, localizado no bairro Levada, comprou o que precisava e foi lá conferir. “Fui conferir e estava tudo certinho, tudo correto. É muito bom e importante ter uma balança dessa para a gente”, afirma o consumidor.

Balanças estão instaladas em cinco mercados públicos da capital. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió)
A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), responsável pela administração dos mercados públicos, garante que as balanças serão instaladas em todos os mercados de Maceió.
Até agora, os equipamentos que foram testados e aprovados pelo INMETRO, estão disponíveis no Centro Pesqueiro de Jaraguá e nos Mercados da Produção, Benedito Bentes, Jacintinho e Tabuleiro. As balanças foram instaladas em dezembro de 2021.
“A partir do momento em que os consumidores se sentem seguros, eles passam a frequentar o Mercado da Produção e outros mercados públicos da nossa capital. E com a certeza de que está adquirindo o produto com peso correto, pagando pela mercadoria certa”, afirma o secretário adjunto da Semtabes, Ronaldo Targino.
Há 30 anos, a comerciante, Maria Cícera, trabalha no Mercado da Produção e acha que a balança traz mais credibilidade para o seu negócio. “O consumidor quer ver a verdade. Eles já pagam caro, tem que levar o peso certo”, brinca a permissionária.

Comerciante, Maria Cícera, trabalha há 30 anos no Mercado da Produção. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió)
A Semtabes segue realizando fiscalizações periódicas para coibir irregularidades. Caso seja constatada a fraude, o permissionário será suspenso por cinco dias. Nos casos de reincidência da infração, serão 15 dias ou a perda do espaço de comercialização, que ficará disponível e será ocupado por outro comerciante.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira