Geral
‘Saúde Vai Até Você’ leva atendimento a trabalhadores do Centro Pesqueiro


Trabalhadores do Centro Pesqueiro de Jaraguá foram beneficiados com os serviços de saúde. Foto: Victor Vercant
Dando continuidade às ações de saúde itinerantes em Maceió, o projeto ‘Saúde Vai Até Você’ levou, nesta quinta-feira (23), diversos serviços para trabalhadores e frequentadores do Centro Pesqueiro, no bairro de Jaraguá. O projeto tem o objetivo de atender pessoas que trabalham e circulam em mercados públicos e feiras livres da capital.

Foto: Victor Vercant

Foto: Victor Vercant

Foto: Victor Vercant
Em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando o projeto desde o dia 14 de dezembro. O ‘Saúde vai Até Você’ conta com vacinação contra a Covid-19; atendimentos com nutricionista, psicólogo e assistente social; testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites virais; cuidados com a saúde do trabalhador e saúde do homem; e orientações em saúde bucal. O atendimento ao público acontece das 9h às 16h.
“Durante as nossas idas aos mercados e feiras, encontramos pessoas que, ainda, nem tinham tomado a primeira dose. Muitas pessoas não iam a um ponto de vacinação por falta de tempo ou porque tinham uma certa dificuldade em se locomover até um ponto de vacinação. Por isso, desde que iniciou esta ação, observamos o quanto foi importante levar os serviços de saúde até a população”, destacou a enfermeira Elizabethe Cristina.

Elizabethe Cristina, enfermeira da ação. Foto: Victor Vercant
Além da aplicação das 1ª, 2ª e 3ª doses da vacinação contra a Covid-19, as ações itinerantes também estão ofertando a vacina contra tétano e hepatite (para atualização da caderneta de vacinação de adultos e crianças), e contra gripe (para idosos a partir de 60 anos, profissionais da Saúde e da Educação). Desde o início da ação até esta quarta-feira (22), já foram aplicadas 1.040 doses das vacinas disponíveis.
Maria Rosa é trabalhadora do Centro Pesqueiro e já tomou as três doses contra a Covid-19. Hoje, ela recebeu a vacina contra a gripe. “Quando eu cheguei aqui perguntei aos profissionais as vacinas que estavam sendo aplicadas, e uma delas foi a da gripe. Não pensei duas vezes e já tomei a minha. É muito importante se cuidar, essa gripe está contaminando muitas pessoas”, comentou.

Maria Rosa, trabalhadora do Centro Pesqueiro. Foto: Victor Vercant
“É uma ação muito interessante. Além dos diversos pontos de vacinação espalhados pela cidade, as pessoas também estão tendo acesso a esses pontos volantes, que levam os serviços às pessoas que necessitam receber o atendimento perto de suas casas ou de seu local de trabalho. Eu mesmo estou deficiente e não posso dirigir, então vim até aqui por estar próximo a este ponto”, declarou Renato Araújo, professor universitário que foi tomar a terceira dose contra a Covid-19.

Foto: Victor Vercant

O professor Renato Araújo tomou a terceira dose contra a Covid-19 e aprovou o projeto ‘Saúde Vai Até Você’. Foto: Victor Vercant
A próxima ação itinerante do projeto ‘Saúde Vai Até Você’ acontecerá no dia 4 de janeiro, onde será realizado no estacionamento do Mercado da Produção, no bairro da Levada.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira