Geral
Pentágono orça sistema em nuvem bilionário com Amazon, Microsoft, Google e Oracle


Foto gratuita Pixabay
Nos EUA, o Pentágono emitiu nesta sexta-feira uma solicitação formal a quatro grandes empresas de tecnologia para um contrato de bilhões de dólares. O objetivo é desenvolver um sistema de computação em nuvem que substitua atual aquisição do Empreendimento Conjunto de Infraestrutura de Defesa (Jedi, na sigla em inglês) que ficou atolada em litígios e diversas objeções do Congresso. As empresas contatadas foram Amazon, Microsoft, Alphabet, controladora da Google, e Oracle.
O pedido representa uma vitória para todas as empresas, mas particularmente para a Amazon, que perdeu a competição do contrato original do Jedi para a Microsoft em um resultado surpreendente.
Posteriormente, a Amazon reclamou no tribunal que o prêmio original à Microsoft foi resultado de interferência política do então presidente Donald Trump. O Pentágono negou tal acusação.
Por fim, o Pentágono cancelou o Jedi e disse que iria recomeçar com um novo projeto chamado Joint Warfighter Cloud Capability.
De acordo com o Departamento de Defesa americano, esta provavelmente seria uma aquisição multibilionária. Até o momento, não foi esclarecido por que a IBM, vista como outra possível participante, não foi incluída.
Autor: Dow Jones Newswires
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira