Geral
MPs abrem operação contra grupo investigado por transmitir HIV intencionalmente
Os Ministérios Públicos de São Paulo e do Rio de Janeiro abriram nesta quarta-feira, 7, a Operação Antivírus contra uma organização criminosa suspeita de transmitir intencionalmente o vírus HIV. Com apoio da Polícia Militar, os promotores cumpriram 12 mandados de busca e apreensão em municípios paulistas e na cidade do Rio de Janeiro.
“O Clube do Carimbo chegou a contar com mais de 120 integrantes em pelo menos, quatro Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco)”, afirma o MP de São Paulo. Os investigadores chegaram a 12 integrantes do grupo, que são alvos da operação aberta nesta quarta. A identificação foi possível a partir de dados encaminhados pelo grupo que controla o WhatsApp após ordem judicial.
O material apreendido, incluindo os aparelhos celulares dos investigados, será, agora, submetido à perícia para aprofundar a investigação sobre a exata dimensão do “Clube do Carimbo”.
A investigação, tocada em conjunto pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo CyberGaeco, identificou centenas de pessoas reunidas em grupo no WhatsApp, chamado “Clube do Carimbo”, para estimular a transmissão intencional do vírus a terceiros. Entre as estratégias sugeridas estavam a danificação de preservativos usados nas relações sexuais e a omissão da condição de portadores do vírus, segundo informou a Promotoria.
Autor: Redação
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado