Geral
Forster: Brasil ‘está pronto’ para entrar na OCDE
O diplomata Nestor Forster, indicado ao cargo de embaixador do Brasil em Washington, afirmou que o Brasil “está pronto” para a entrada na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) “assim que a porta se abra”. O Brasil aguarda análise sobre seu pedido para entrar no grupo.
Em live organizada pela Apex, Amcham e Atlantic Council, Forster afirmou que a entrada na OCDE é prioridade para o País e que ele enxerga sinergia entre o que o País quer fazer em termos de reformas econômicas e os parâmetros exigidos pela OCDE. Ele destacou que, entre os candidatos à OCDE, o Brasil é o que aderiu a mais instrumentos da organização, 82 de cerca de 250, segundo ele.
Forster destacou que o Brasil tem total apoio dos Estados Unidos e está esperando alguma definição dos países europeus sobre a necessidade de inclusão de novo país do continente no grupo. “Espero que possamos resolver isso rápido.”
O indicado a embaixador também falou sobre o pedido do Brasil para participar do Pacto de Compras Governamentais (CTA) da Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo ele, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a fazer essa solicitação e é o sexto maior mercado de compras governamentais do mundo. “Há muitas oportunidades no País, especialmente com as necessidades de infraestrutura.”
Forster ainda destacou que assinatura do pacto corroboraria com o aumento da transparência, a redução da corrupção e o fortalecimento das práticas de governança no Brasil.
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército