Geral
Felipe Kitadai e Rafaela Silva são ouro e Larissa Pimenta fatura bronze em Baku
Felipe Kitadai e Rafaela Silva brilharam nesta sexta-feira no primeiro dia do Grand Slam de Baku. Os brasileiros foram campeões nas suas respectivas categorias no evento no Azerbaijão, enquanto Larissa Pimenta faturou a medalha de bronze.
Kitadai (66kg) ganhou cinco lutas para conquistar o ouro. Ele estreou com vitória sobre Orkhan Safarov, do Azerbaijão e prata no Mundial de 2017. Depois derrotou o russo Islam Yashuev, atual campeão europeu. E nas quartas de final passou pelo georgiano Jaba Papinashvili.
Na semifinal, conseguiu uma improvável virada sobre o espanhol Francisco Garrigos, que deu um wazari no começo da luta. Mas o brasileiro respondeu com um a 15 segundos do fim e outro quando faltavam apenas 4s para a conclusão da luta. Já na final, a conquista foi sobre o georgiano Temur Nozadze.
O título de Rafaela (57kg) foi expressivo, pois a campeã olímpica venceu na final a japonesa Tsukasa Yoshihda, a quem nunca havia superado na sua carreira, com derrotas nas quatro lutas já realizadas. Além disso, a brasileira havia perdido as quatro decisões que tinha disputado nesta temporada.
Antes de superar esses jejuns nesta sexta-feira, Rafaela havia somado três vitórias em Baku. A brasileira também derrotou a sérvia Marica Perisic, a francesa Helene Receveaux e a húngara Hedvig Karakas.
Em sua temporada de estreia na seleção adulta, Larissa Pimenta (até 52kg) subiu pela primeira vez ao pódio de um Grand Slam. E está em grande fase, pois conquistou medalhas em sete dos nove eventos que participou em 2019. E o bronze em Baku veio com vitória sobre a também brasileira Eleudis Valentim.
Antes, Larissa derrotou a espanhola Estrella Lopez Sheriff e a polonesa Agata Perenc, mas perdeu nas quartas de final para a japonesa Ai Shishime. Na repescagem venceu a russa Alesya Kuznetsova, se garantido na luta pelo bronze. Na sua campanha no Azerbaijão, Eleudis havia batido a casaque Anna Kazyulina, a espanhola Ana Perez Box e a suíça Evelyne Tschopp, perdendo nas semifinais para a francesa Amandine Buchard.
Também nesta sexta-feira, Gabriela Chibana (até 48kg) lutou pelo bronze, mas perdeu para Catarina Costa, de Portugal. Ela havia derrotado a holandesa Amber Gersjes e a japonesa Ami Kondo, perdendo na sequência para a portuguesa Maria Siderot. Na repescagem, passou pela francesa Melanie Clement.
Além disso, Phelipe Pelim, Nathália Brigida e Daniel Cargnin perderam na segunda luta nesta sexta-feira, enquanto Charles Chibana foi eliminado logo na estreia.
O Grand Slam de Baku prossegue até domingo, sendo a última competição que dará pontos para definir os classificados para o Mundial de Judô.
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista