Geral
Campeonato Brasileiro será disputado já com mudanças nas regras do futebol
O Campeonato Brasileiro que começará neste final de semana – serão quatro partidas neste sábado e mais seis no domingo, pela primeira rodada – terá uma novidade para além do uso do VAR (árbitro de vídeo): a CBF recebeu o sinal verde da Fifa para implantar as mudanças aprovadas pela International Board, que no início de março alterou uma série de regras do futebol.
No mundo todo, as mudanças passarão a valer somente a partir de 1.° de junho. “Mas havia a possibilidade de antecipar para competições que iniciariam antes da data ou pedir adiamento para a próxima temporada. Decidimos nos antecipar”, explicou o ex-árbitro Leonardo Gaciba, novo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.
Além da Série A, as novas regras serão aplicadas nas Séries B, C e D e a partir das oitavas de final da Copa do Brasil. As segunda e terceira divisões nacionais também começarão neste final de semana; a quarta divisão, no dia 4 de maio.
As mudanças foram aprovadas em março e algumas alteram pontos sensivelmente. O toque de mão ou braço na bola é um deles – passará a ser considerado falta mesmo quando for sem intenção ou involuntário, desde que barre um gol ou assistência.
Dentre outras mudanças previstas estão a possibilidade de membros da comissão técnica receberem cartão amarelo e o fim da obrigatoriedade de o jogador só receber a bola fora da área em cobranças de tiro de meta.
Autor: Marcio Dolzan
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista