Geral
Kroton cassa liminar de despejo, em briga de R$ 45 mi
Uma disputa em torno de R$ 45 milhões em aluguéis colocou de lados opostos as universidades Kroton e Uniban, cujas operações passaram a fazer parte do grupo educacional com a compra da Anhanguera, em 2014. No início da noite dessa segunda-feira, 15, uma liminar que despejava a Kroton de seis prédios em São Bernardo do Campo, Osasco e na capital, foi cassada.
A ação contra a Kroton foi impetrada pela Urban Incorporações e Participações, do empresário Heitor Pinto e Silva Filho, fundador da Uniban. Segundo a Urban, a Kroton parou de pagar os aluguéis, após a compra da Anhanguera. Assim, pediu o rompimento do contrato de locação e a devolução dos prédios.
Ressarcimento
A Kroton informou, em nota, que, “na ocasião da aquisição da Uniban pela Anhanguera, ficou negociado que os aluguéis pagos à holding do vendedor seriam dados em garantia contra potenciais passivos de sua responsabilidade”.
Segundo a Kroton ainda, ela reteve os valores como ressarcimento “em relação a contingências pagas pela companhia, que seriam passíveis de indenização pelo vendedor da Uniban.”
Na visão da Urban, porém, como os prédios não foram vendidos à Anhanguera – mas apenas as operações da Uniban -, a Kroton só poderia suspender o pagamento dos aluguéis após uma decisão judicial. Não caberia suspender por conta própria o repasse. “A Kroton está usando de seu poder econômico para não pagar aluguéis”, diz Armando Mendonça, diretor jurídico da Urban. “Nosso objetivo não é mais receber os aluguéis, mas a rescisão do contrato de locação.”
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Autor: Cristiane Barbieri
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
4FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista