Geral
Projeções mostram duplicação de ferrovias na matriz logística, diz ministro
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou nesta quinta-feira, 28, que os investimentos planejados para ferrovias vão duplicar, na matriz logística, o “share ferroviário” no País. “Projeções mostram que vamos duplicar o share ferroviário na matriz com investimentos feitos agora”, disse ele após o leilão da ferrovia Norte-Sul, que foi vencido pela Rumo após oferecer mais de 100% de ágio.
Ele defendeu ainda que mudanças sejam feitas no marco regulatório para ferrovias e “na forma de se fazer ferrovia no País”. E emendou que o governo pretende resolver logo essas questões e prosseguir “em breve” com a construção da Ferrogrão e da Integração Oeste-Leste.
Em entrevista na sede da B3, o ministro completou que o governo vai dar impulso a prorrogações na malha paulista de ferrovias. Segundo ele, uma instrução normativa está em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e está “praticamente concluída”, o que deve viabilizar novos investimentos.
Freitas disse que, nas concessões previstas à frente, o governo espera “mais competições e ágios expressivos”. E frisou que quer “inaugurar uma nova tradição brasileira de exigir cumprimento de contratos”.
Autor: Bárbara Nascimento e Fabiana Holtz
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista