Geral
Empresa espanhola arremata Aeroporto Zumbi dos Palmares por 1,9 bilhões

Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares
A empresa da Espanha, AENA, arrematou o aeroporto Zumbi dos Palmares durante um leilão nesta sexta-feira (15). A empresa participa a gestão de aeroportos em 17 países e é a primeira do mundo em termos de número de passageiros, com mais de 743 milhões de pessoas circulando em seus terminais nos últimos 3 anos. A AENA arrematou o lote de aeroportos, no qual estava incluído o Zumbi dos Palmares, por R$ 1,9 bilhão.
Os investimentos previstos para o aeroporto de Maceió com a privatização são de R$ 450 milhões. Juntos os aeroportos que formam os três blocos leiloados hoje respondem por 9,5% do mercado doméstico (20 milhões de passageiros por ano).
No bloco Nordeste foram leiloados os aeroportos de vocação turística Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa e Campina Grande (ambos na Paraíba). No bloco Sudeste foram concedidos aeroportos que atendem especialmente a indústria de petróleo e gás: Vitória (ES) e Macaé (RJ). No bloco Centro-Oeste, estiveram em negociação os aeroportos que atendem o agronegócio no Mato Grosso: Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.
Quem participou do leilão foi o deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional.
O parlamentar comemorou a desestatização do terminal de Maceió, e afirmou que venda do aeroporto representa um grande e decisivo passo para o desenvolvimento do turismo em Alagoas. O governador Renan Filho (MDB), o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB) e membros do governo de Alagoas também estiveram presentes no leilão, ocorrido em São Paulo na B3, bolsa de valores de São Paulo.
“Com a privatização, a expectativa é que sejam feitos investimentos na modernização do aeroporto Zumbi dos Palmares e, especialmente, que seja feito um trabalho consistente de captação comercial de vôos para nosso estado. Esperamos que haja um incremento de passageiros de 10% por ano no nosso aeroporto. A AENA é uma das maiores operadoras de aeroportos do mundo, operando os terminais da Espanha. Queremos mais vôos, passagens mais baratas e maior fluxo de visitantes em Alagoas”, afirmou Marx Beltrão
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico