Geral
Queremos negociar comércio com Reino Unido e também com UE, diz Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou nesta quinta-feira que gostaria de ver resolvido logo a questão da saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit. Ele se disse surpreso sobre como evoluíram mal as negociações e comentou que a primeira-ministra britânica, Theresa May, não teria seguido seu conselho sobre o diálogo com o bloco. Trump afirmou que deseja negociar um acordo comercial com o Reino Unido e também disse que tem tratado do assunto com a UE.
Trump ainda argumentou que, na opinião dele, não seria possível realizar outra votação popular sobre o Brexit, já que isso seria injusto com os vencedores do primeiro referendo. Ainda para ele, “provavelmente” as duas partes terão de estender o período do diálogo, diante do impasse para se chegar a um acordo aprovado pelo Parlamento britânico.
O presidente americano afirmou que, caso a União Europeia resista a discutir a relação comercial com os americanos, os membros do bloco acabarão sendo alvo de tarifas. Segundo Trump, os europeus tratam os americanos “muito mal” há tempos e ele pretende mudar isso.
Trump falou do assunto durante visita do premiê da Irlanda, Leo Varadkar. Segundo o americano, há conversas em andamento com o bloco. A UE teme que os EUA imponham tarifa sobre seu setor automotivo e não está claro se isso pode ainda se materializar mais adiante.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
3FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista