Geral
Ufal finaliza 2018 com avanços nas avaliações externas do MEC
Com base nesse ciclo avaliativo, a procuradora Educacional Institucional, Jusciney Carvalho, ressalta que em relação ao Conceito Preliminar de Curso (CPC), 96% dos avaliados receberam conceitos 3 e 4. “[No Índice Geral de Curso] temos tido um crescimento gradativo nos últimos seis anos avaliados, estando com 2,9287, um pouco abaixo do intervalo mínimo necessário para ser elevado ao conceito 4, que tem variação de 2,945 a 3,945″, completou.
O CPC é um indicador com referência nos resultados trienais de desempenho de estudantes, e é calculado com base no desempenho discente no Enade, na titulação do corpo docente e também do questionário respondido por cada estudante concluinte inscrito, com questões que abordam desde a infraestrutura às metodologias didático-pedagógicas da oferta dos cursos. Já o ICG utiliza, dentre outros indicadores, 70% da média dos CPCs e 30% do conjunto dos conceitos obtidos nos programas de pós-graduação stricto sensu, avaliados em ciclos quadrienais pela Capes.
No ano 2017, dos 99 cursos de graduação ofertados na Ufal, 50 participaram do Enade. Entre as licenciaturas, 26 obtiveram CPC 3 e três conquistaram CPC 4, dentre os quais estão Geografia e Física na modalidade de ensino a distância, além do curso de Letras Português. Já os demais 21 cursos participantes, todos alcançaram conceitos 3 ou 4, com destaque para os cursos de Física Bacharelado, Engenharia da Computação, Ciência da Computação (Maceió e Arapiraca), Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.
“Sendo o Enade um componente curricular obrigatório, a partir da Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a cultura de avaliação do desempenho estudantil vem sendo absorvida gradativamente pela comunidade universitária. Nosso desafio tem sido impulsionar a Gestão Central, através das suas pró-reitorias e órgãos de apoio, a traçarem ações conjuntas com as direções de unidades acadêmicas, coordenações de cursos, docentes, técnicos e os estudantes, tendo em vista que não se trata apenas de garantir a elevação dos indicadores, mas a oferta de cursos com maior qualidade didático-pedagógica, afinal todo esse investimento repercute para ampliar a valorização e o reconhecimento da importância das ações de ensino, pesquisa e extensão da Ufal tanto para Alagoas quanto para as demais regiões do país, que contam com a rede de instituições federais de ensino superior”, finaliza Jusciney.
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