Geral

Barco-escola do IMA percorre Complexo Mundaú-Manguaba

04/03/2015
Barco-escola do IMA percorre Complexo Mundaú-Manguaba

  I457  O barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA) reinicia suas atividades na tarde desta quarta-feira (03) como parte do projeto Navegando com o Meio Ambiente. A bordo do catamarã, técnicos de diferentes especialidades apresentam aos grupos organizados aspectos da biodiversidade e os principais problemas existentes no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).
Com capacidade para 50 pessoas, o catamarã percorre canais que interligam as duas lagunas e também o canal maior da laguna Mundaú. A aula começa em terra, no auditório localizado na base descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro. No local, os técnicos apresentam os mapas de localização do complexo.
O projeto é voltado para atender preferencialmente grupos de estudantes, professores e organizações sociais. As atividades desta quarta-feira serão direcionadas aos funcionários da Usina Utinga Leão, com embarque previsto para 15h.
A aula dura cerca de 90 minutos e, durante todo o percurso, os participantes recebem informações sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, o CELMM, a fauna, a flora e os aspectos sociais do entorno. Entre os principais problemas encontrados estão as ocupações desordenadas e irregulares, o assoreamento e o descarte dos mais diferentes tipos de dejetos.
O complexo é formado pelas lagunas Mundaú e Manguaba, localizadas no litoral central do estado de Alagoas, entre os tabuleiros e o oceano. A Mundaú possui cerca de 27 km², sendo receptora do rio Mundaú. A Manguaba, com cerca de 42 km², é alimentada pelos rios Remédios, Paraíba do Meio e Sumaúma. A ligação entre as duas ocorre por uma série de canais interligados, com cerca de 12 km². Perfaz uma área total de cerca de 81km².
As aulas podem ser agendadas com Juliana Costa, da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa, por meio do telefone 9623-4585.