Geral
BPA acompanha fiscalização em áreas de exploração mineral
Durante a manhã desta quarta-feira (5), integrantes do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI) realizaram fiscalização em quatro áreas de exploração de minério, localizadas no município de Girau do Ponciano. O trabalho foi acompanhado por uma guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que constatou os sinais de escavação e a degradação do solo, que já apresenta um processo erosivo avançado dando início às voçorocas, como explicou o analista ambiental Alberto Santana.
“Aqui é uma área de preservação permanente, onde não houve a revegetação, ou seja, a recomposição da flora, causando o surgimento dessas crateras profundas que são as voçorocas”, explicou Santana ao referir-se à primeira área encontrada, que já foi notificada pelo IMA. No local também havia entulho de lixo.
No deslocamento para outro ponto de fiscalização, policiais do BPA juntamente com o técnico do IMA abordaram um caminhão com carregamento de areia, mas o condutor apresentou documentação que atestava autorização.
Mais na frente, já próximo de um povoado de Girau do Ponciano, houve um flagrante de extração de areia sem licença ambiental, que estava ocorrendo no terreno de onde havia saído o caminhão abordado anteriormente. O Ima determinou a paralização da atividade feita de forma irregular. Conforme Santana, a citada área trata-se de uma nascente, o que deveria inviabilizar autorização para exploração.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
