Geral
Agricultura vai repassar 40 mil mudas de palma resistente à praga
O objetivo é substituir gradativamente a palma das áreas atingidas pela palma da variedade miúda, a partir da multiplicação que será feita pelos produtores, com orientação da Seagri e da Adeal.
Essa iniciativa é importante para garantir a produção de leite do Médio e do Alto Sertão e, assim, garantir renda para milhares de famílias, tendo em vista que a palma forrageira é a base da alimentação do gado, frisou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior. Temos como determinação do governador Teotonio Vilela apoiar a atividade leiteira, que é uma vocação de Alagoas, por isso trabalhamos em parceria com a Adeal e executamos outros programas, como o Alagoas Mais Leite, reforçou Marinho.
A assistência técnica voltada para a melhoria da produção de forragens, com ênfase na inovação tecnológica, também faz parte do projeto estruturante da Seagri no Programa Alagoas Tem Pressa. Os municípios que vão receber as raquetes da palma miúda são Ouro Branco, Canapi, Maravilha, Mata Grande, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema.
Segundo o engenheiro agrônomo Fernando Gomes, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Rural (Dipap) da Seagri, a palma miúda deve ser plantada nos locais onde foram identificados os focos da cochonilha. Mesmo a palma infectada pode ser servida aos animais, não há problema. O maior prejuízo é em relação ao desenvolvimento e produtividade da planta, ou seja, a cochonilha danifica a palma e o agricultor não vai obter uma produção suficiente para seus animais, explicou.
De acordo com ele, a palma miúda é multiplicada na Estação Experimental de Pesquisa da Seagri em Santana do Ipanema e no Parque de Exposições de Batalha. Vamos ampliar nossa área de produção de palma resistente com mais três hectares, destacou.
Mais lidas
-
1VOO DE GALINHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3FUTEBOL
CSA e ASA podem ser beneficiados com “virada de mesa” da CBF
-
4TELEVISÃO
TV Gazeta negocia possível afiliação com a Band em Alagoas
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL