Geral
Vereadores e empresário de Rio Largo deixam a prisão nesta quarta (13)
DA REDAÇÃO
Com agências
Os juízes que integram a 17ª Vara Criminal da Capital concederam nesta terça-feira (12) habeas corpus a cinco vereadores do município de Rio Largo, presos sob acusação de envolvimento no esquema de desapropriação e venda de um terreno que seria doado às vítimas das enchentes ocorridas no município em 2010.
A decisão da 17ª Vara também beneficiou o empresário Jorge Octaviano Ferreira Dubeaux, diretor da Usina Utinga Leão – suposta beneficiada pela venda do terreno -, o suplente de vereador Nilton da Farmácia e o engenheiro Osair Tavares Silva Júnior, que trabalha para a prefeitura de Rio Largo.
OPERAÇÃO CONJUNTA
No dia 17 de maio, em uma operação conjunta do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público Estadual e da força Nacional prenderam cumpriu mandados de prisão contra os vereadores Cícero Inácio (PMDB), Jefferson Alexandre (PP), Ionaide Cardoso (PMDB), Reinaldo Cavalcante (PP) Milton Pontes (PPS), e Jean Móveis (PRP) e o suplente Nilton da Farmácia (PSB).
O presidente da Câmara Municipal de Rio Largo, Luiz Phellipe Malta Buyers, o Lula Leão, (PSB), e o vereador Thales Luiz Peixoto Cavalcante, assim como o empresário Marcelo Pereira Lessa, o Marcelo Cabeção, e José Paulo Cavalcante Neto, diretor da usina Utinga Leão, são considerados foragidos da Justiça.
Já a vereadora Graça Calheiros (PSB) não foi presa porque estava de licença do mandato. O vereador Reinaldo Cavalcante foi colocado em liberdade no dia seguinte às prisões, 18 de maio. As investigações também levaram à prisão do prefeito de Rio Largo, Toninho Lins (PSB), ocorrida no dia 22 de maio.
Os vereadores deverão ser libertados nesta quarta-feira (13), mas não poderão reassumir os mandatos de imediato, uma vez que foram afastados das funções, assim como o prefeito Toninho Lins. Os suplentes e a vice-prefeita de Rio Largo, Fátima Correia (PSD) foram empossados na última segunda-feira (11).
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal