Geral
Mais de 6 mil eleitores estão impedidos de votar em Penedo
Mais de 6 mil eleitores inscritos na 13ª Zona Eleitoral, que corresponde à cidade de Penedo e seus respectivos povoados, tiveram os respectivos títulos de eleitores cancelados por não terem sido submetidos ao processo de recadastramento biométrico.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Thiago Costa Régis, estão aptos a votar nas eleições de 2012 em Penedo, 36.916 eleitores, enquanto que 6.731 tiveram os títulos cancelados e 63 suspensos por pendências com a Justiça Eleitoral. O prazo para que os eleitores tirassem o título, transferissem seu domicílio eleitoral, ou fizessem o recadastramento biométrico terminou no dia 9 de maio.
O eleitor que não regularizou sua situação com a Justiça Eleitoral, além de não poder votar em outubro, enfrentará uma série de impedimentos e restrições como tirar ou renovar o passaporte, fazer matrícula em instituição pública, tomar empréstimo em bancos públicos ou tomar posse após participar de concurso público, além de pagar uma multa que terá por base de cálculo o valor de 33,02 UFIRs (equivalente a uma variação entre R$ 1,60 e R$ 5).
A 13ª zona eleitoral funcionará nas eleições de 7 de outubro com 124 seções divididas em 12 locais de votação espalhados pela cidade. O voto é obrigatório no Brasil para todos os eleitores que tiverem entre 18 e 70 anos e facultativo para quem tiver entre 16 e 18 anos ou mais de 70 na data da eleição.
Segundo o calendário da Justiça Eleitoral, os cidadãos que tiverem interesse em participar do processo que elegerá prefeitos e vereadores, têm até às 19 horas do dia 5 de julho para realizar o registro de candidaturas, sendo esse prazo improrrogável.
O Cartório Eleitoral de Penedo continua atendendo normalmente aos eleitores que precisam pagar multas referentes a pleitos passados, solicitar certidão de quitação eleitoral para eleitores que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral e emitir a segunda via do título, que pode ser solicitada até 8 de agosto (60 dias antes das eleições).
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal