Geral
Acusado na sanguessuga, Prefeito de Palmeira está a um passo de sentença em Mato Grosso
16/05/2012
Uma suposta propina de R$5 mil para facilitar a venda de ambulâncias. Essa é a origem e o valor exato que poderá levar o prefeito de Palmeira dos Índios James Ribeiro à condenação no processo n.º 2006.36.00.008829-0 que tramita na 7ª Vara da Justiça Federal do Mato Grosso. O envolvimento do atual prefeito palmeirense com Darci Vendoim, dono da empresa Planam, o principal acusado e acusador (participou do benefício da delação premiada para dar subsídios à justiça sobre o esquema) vem de 2006, quando James Ribeiro exercia ainda o cargo de assessor parlamentar (seu único emprego antes de ser prefeito).
O processo que ficou algum tempo parado, foi impulsionado pelo Observatório da Corrupção, que é integrado por representantes da OAB que pediu celeridade no julgamento do processo. O Ministério Público Federal pede a condenação de James Ribeiro, que tenta a absolvição através da defesa patrocinada por advogados contratados fora do estado com inscrições na Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais e Brasília.
Quase sem explicação
Uma das últimas cartadas de James em sua defesa foi apresentar a oitiva de duas testemunhas, que logo se descobriu, fazem parte de seu staff governamental, isto é, exercem cargos de confiança na estrutura da prefeitura que ele administra.
O processo contra o prefeito James Ribeiro já possui três volumes de documentos.
Na última semana o juiz que preside o processo despachou, determinando a publicação através do Diário Oficial da União, a seguinte notificação: Em razão dos atos processuais praticados a partir das folhas 1.743, intimem-se o MPF e a defesa para, querendo, ratificarem ou retificarem as alegações finais já apresentadas às fls. 1721/1725 e 1727/1742. Após, façam-se os autos conclusos para sentença.
Com esta decisão interlocutória, informações dão conta de que o Juiz da 7ª Vara de Mato Grosso deva proferir sua sentença até o início de julho, ou seja antes do prazo de registro de candidaturas eleitorais.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal