Geral
IPVA de veículos com placa de final 4 pode ser pago até 31 de maio
Proprietários de veículos com placa de final 4 têm até o dia 31 deste mês para pagar, em cota única, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) exercício 2012 com desconto de 10%. O boleto referente ao imposto já foi enviado a residência dos proprietários de carros e motocicletas pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL).
Para quem optar em pagar o IPVA de forma parcelada em até três vezes , a primeira cota de vencimento também está prevista para o dia 31 de maio, ficando a segunda para o dia 28 de junho e a terceira e última parcela para 31 de julho.
O boleto, com as duas opções de pagamento cota única com desconto e parcelado em três vezes em valor integral já foi enviado via postal para a residência dos proprietários dos veículos com placa de final 4 e pode ser pago em qualquer casa lotérica ou instituição bancária.
Caso o documento de cobrança do IPVA 2012 não chegue antes do dia 30 de maio, o proprietário pode fazer a emissão do boleto no site www.sefaz.al.gov.br. A emissão do documento dos veículos com placa de final 4 pode ser feita até o dia 31 de agosto deste ano.
Quanto aos proprietários de veículos com placa de final 3 que optaram no pagamento parcelado é importante lembrar que o vencimento da segunda parcela está marcado para o dia 31 deste mês e o da terceira e última parcela, para o dia 28 de junho.
Deságio
O Imposto de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2012, está com redução média de 6,9% para automóveis usados. Percentual que, segundo o gestor de IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), José Eugênio Barros Filho, corresponde à desvalorização de mercado do veículo.
O valor do imposto dos usados costuma ser sempre menor que o do ano anterior devido à desvalorização de mercado do bem. Já quanto aos veículos novos, o calculo do IPVA é feito diante do valor da nota fiscal da venda, esclarece José Eugênio.
De acordo com a tabela publicada, os vencimentos da cobrança do IPVA 2012 variam de 29 de fevereiro, para veículos com final de placa 1, a 30 de novembro, para os automóveis que possuem placas terminadas em 9 e 0.
A pesquisa dos valores para cobrança do tributo é feita nos meses de setembro e outubro, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A instituição, que presta serviços a 26 dos 27 Estados brasileiros, é a única do País a efetuar esses estudos de acordo com os critérios específicos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal