Finanças

Anvisa abre consultas para avaliar implementação da bula digital no país

Consultas dirigidas vão reunir informações sobre adesão das farmacêuticas, adequação e desafios logísticos

Agência O Globo - 09/06/2026
Anvisa abre consultas para avaliar implementação da bula digital no país
Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu duas consultas para avaliar a resolução que instituiu o projeto piloto de implementação da bula digital no país. Segundo a Anvisa, o objetivo é obter um panorama da transição para os formatos digitais a partir das informações coletadas.

Gás do Povo:

'Dinheiro esquecido':

Por meio da Consulta Dirigida nº 4/2026, a Anvisa pretende identificar os principais fatores que impediram as empresas farmacêuticas de aderir ao Projeto Piloto do Repositório de Informações Eletrônicas de Produtos (RIEP) e da Bula Digital.

Nesse caso, o formulário para envio de justificativas e diagnósticos pelas empresas ficará disponível até 30 de junho.

Já a Consulta Dirigida nº 5/2026 tem como foco a viabilidade operacional das empresas que participam ou que estão adaptando suas linhas de produção para cumprir as determinações. Segundo a Anvisa, o questionário busca reunir informações sobre a compatibilidade físico-industrial necessária para a impressão e a inserção de QR Codes nas embalagens de medicamentos.

Além disso, a Anvisa também quer entender quais são as estratégias logísticas do setor para garantir o fornecimento obrigatório da bula física sob demanda — a medida é uma garantia prevista para os consumidores que não têm acesso ou preferem não utilizar os meios digitais.

Para essa o consulta, o prazo para contribuições termina em 31 de julho.