Finanças

Na Casa Branca, Lula convida Donald Trump para visitar o Brasil

Os dois se reuniram na quinta-feira nos Estados Unidos, em um encontro aguardado há meses pelo governo brasileiro

Agência O Globo - 08/05/2026
Na Casa Branca, Lula convida Donald Trump para visitar o Brasil
- Foto: © ANSA/AFP

Em reunião realizada na Casa Branca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para visitar o Brasil. A informação foi confirmada por pessoas presentes no encontro, que ocorreu na quinta-feira, em Washington, e era aguardado há meses pelo Palácio do Planalto.

A pedido de Lula:

Criando pontes:

Segundo relatos, o convite foi feito em um dos momentos de descontração durante a conversa. Lula já havia convidado Trump para visitar o Brasil em conversas telefônicas anteriores entre ambos.

Auxiliares de Lula afirmaram que Trump agradeceu o convite, mas não confirmou se pretende aceitar e visitar o Brasil futuramente.

Malu Gaspar:

De acordo com ministros que acompanharam o encontro, a interação pessoal entre Lula e Trump nesta reunião foi mais próxima e descontraída, especialmente devido ao tempo de duração, que ultrapassou três horas.

Em outubro do ano passado, a pedido do governo brasileiro, Lula e Trump também se encontraram durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), realizada na Malásia, bloco que reúne economias do Sudeste Asiático.