Finanças

Donald Trump avalia retirar sanções para conter alta do petróleo

Presidente dos EUA afirma que Estreito de Ormuz está 'seguro' e promete escolta a navios, se necessário

Agência O Globo - 09/03/2026
Donald Trump avalia retirar sanções para conter alta do petróleo
O presidente Donald Trump - Foto: AP/Evan Vucci

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (9) que o país possui sanções que podem ser retiradas para ajudar a reduzir os preços do petróleo, mas não detalhou quais medidas estariam em análise.

Apesar de questionado sobre possíveis sanções contra a Rússia, Trump evitou citar o país. A cotação do barril de petróleo tipo Brent disparou durante o fim de semana em meio à escalada da guerra, atingindo quase US$ 120.

— Vamos retirar essas sanções até que a situação esteja resolvida — declarou o presidente, acrescentando que os preços foram "artificialmente" elevados devido ao conflito.

Diálogo com Putin sobre Irã

Trump revelou também ter conversado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmando que o diálogo foi positivo, mas sem fornecer detalhes.

— Foi uma ligação produtiva. Conversamos sobre o Oriente Médio e ele demonstrou interesse em ajudar de alguma forma. Tivemos uma ótima e construtiva conversa — destacou Trump.

Segurança no Estreito de Ormuz

O presidente americano garantiu que o Estreito de Ormuz está "seguro" e prometeu que, se necessário, a Marinha dos EUA irá escoltar navios petroleiros na região. As declarações foram dadas durante coletiva de imprensa no final do dia.

— O Estreito de Ormuz estará seguro. Temos equipamentos para inspecionar a área — afirmou. — A Marinha americana está pronta para escoltar navios petroleiros, se for preciso, e contamos com as melhores embarcações para identificar possíveis minas colocadas por iranianos. Estamos adiantados em nosso cronograma.

Trump ressaltou ainda a importância da normalização do tráfego no Estreito de Ormuz, destacando que a situação afeta diversos países, inclusive a China, cujo presidente Xi Jinping, segundo ele, mantém bom relacionamento com os EUA.

— Estamos fazendo isso também pela China. Estamos protegendo o mundo das ameaças nucleares desses lunáticos — disse, referindo-se ao Irã. Trump minimizou o impacto da guerra sobre os preços do petróleo para os Estados Unidos, alegando que o país possui grandes reservas de petróleo e gás, incluindo recursos provenientes da Venezuela, que, segundo ele, "agora é um ótimo parceiro".

O presidente voltou a afirmar que o conflito com o Irã "foi apenas uma incursão".

— Estamos próximos de encerrar a situação. E, se eles fizerem algo, o preço será incalculável — concluiu Trump.