Finanças
PF adota tornozeleira eletrônica e apreende passaportes em operação sobre vazamento de dados de ministros do STF
Processo apura possível quebra de sigilo de informações fiscais e bancárias de ministros do Supremo e familiares
A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (17), uma operação para investigar o possível vazamento de dados fiscais e bancários de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de seus familiares. Entre as medidas cautelares determinadas estão o uso de tornozeleira eletrônica e a apreensão dos passaportes dos investigados.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A operação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo STF.
Medidas cautelares adotadas
A investigação foi conduzida sob determinação do ministro Alexandre de Moraes, que, em janeiro deste ano, abriu procedimento para apurar o suposto vazamento de dados sigilosos de ministros do STF e seus familiares, envolvendo a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Entre as medidas impostas aos investigados estão:
- Monitoramento por tornozeleira eletrônica;
- Afastamento do exercício da função pública;
- Cancelamento de passaportes;
- Proibição de saída do país.
A abertura do inquérito ocorreu após reportagens apontarem um contrato do Banco Master com o escritório de advocacia de Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes. Segundo apuração da coluna de Malu Gaspar, o contrato, ao longo de três anos, somaria R$ 131,3 milhões.
Anteriormente, o colunista Lauro Jardim já havia informado que o contrato de prestação de serviços foi apreendido em operação da Polícia Federal.
Também em dezembro, Malu Gaspar revelou que Moraes teria procurado o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, pelo menos quatro vezes, inclusive pessoalmente, para tratar de questões relacionadas ao Banco Master, de propriedade de Daniel Vorcaro.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista