Finanças

Defesa de Vorcaro avalia que manter caso Master no STF garante estabilidade

Retorno da investigação à primeira instância é visto como alternativa para reduzir desconforto na Corte

Agência O Globo - 22/01/2026
Defesa de Vorcaro avalia que manter caso Master no STF garante estabilidade
Daniel Vorcaro - Foto: Reprodução

Em meio a especulações sobre possíveis mudanças na condução da investigação do caso Master, a equipe de defesa do dono do banco, Daniel Vorcaro, considera que a permanência do processo no Supremo Tribunal Federal (STF) proporcionaria maior estabilidade ao andamento da apuração.

Conforme revelou o jornal O GLOBO, uma das alternativas discutidas para diminuir o desconforto causado pela condução do caso pelo ministro Dias Toffoli seria o retorno das investigações à primeira instância, caso se conclua que não há necessidade de foro privilegiado para o caso permanecer na Corte.

O inquérito foi encaminhado ao STF por decisão do ministro Toffoli, após o nome de um deputado federal ser citado em material apreendido durante a Operação Compliance Zero, que resultou na prisão de Vorcaro.

Segundo um integrante da defesa do proprietário do banco Master, o retorno à primeira instância poderia acarretar decisões precipitadas, enquanto a tramitação no STF garantiria mais previsibilidade ao processo investigativo.

Outra possibilidade considerada, a de Toffoli declarar-se impedido ou suspeito para seguir como relator, é vista como improvável tanto por colegas do STF quanto pela própria defesa de Vorcaro.

A condução do ministro gerou incômodo na Polícia Federal (PF) e no Banco Central (BC), provocando atritos entre investigadores devido a episódios como a redução de prazos para depoimentos e a indicação de profissionais para perícia do material apreendido. Internamente, o STF também enfrenta desgaste, com magistrados questionando procedimentos adotados pelo relator.

Apesar do cenário de tensão, a expectativa predominante é de que o caso continue tramitando sob relatoria de Toffoli no STF. Ministros avaliam que, com o tempo, a pressão sobre o tema tende a diminuir.