Finanças
Carnaval 2026 deve injetar mais de R$ 5,7 bilhões no Rio. Veja as previsões de cada setor
Cidade terá 37 dias de programação para 8 milhões de foliões
O carnaval segue como um dos principais motores da economia do Rio e deve repetir, ou até superar, os R$ 5,7 bilhões movimentados no ano passado, segundo estimativa da Riotur. O dinheiro é fruto da geração de empregos temporários, da movimentação de pequenos negócios e até das ações de grandes marcas na festa.
Férias:
Veja os direitos do consumidor:
O efeito econômico começa muito antes dos desfiles na Sapucaí e dos blocos de rua. Uma ampla cadeia produtiva já está em funcionamento, envolvendo ensaios, eventos de pré-carnaval e produção de fantasias, adereços, instrumentos e figurinos. Além da recepção de turistas na cidade.
— O principal desafio é lidar com uma ocupação que deixou de se concentrar em poucos dias e regiões. Hoje, o carnaval se espalha por mais de um mês e por diferentes bairros, o que exige uma operação mais integrada e inteligente para garantir mobilidade, fluxo de pessoas e convivência com a rotina da cidade — afirma Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
Alta no comércio
No comércio, a avaliação também é positiva, mesmo com a redução de atividades em alguns segmentos durante o feriadão. Vale lembrar que lojas poderão funcionar todos os dias, com exceção da terça-feira, dia 17 de fevereiro, feriado estadual. A expectativa é de crescimento de 5% nas vendas no carnaval de 2026, conforme estimativas do setor — os principais números do impacto econômico esperado para este ano estão reunidos abaixo.
— Vestuário, calçados e acessórios, com ênfase em moda leve, esportiva e temática, devem ser os segmentos mais beneficiados, seguidos por artigos de beleza, maquiagem e perfumaria, além de artigos de festa voltados para a produção de eventos — detalha Aldo Gonçalves, presidente do SindilojasRio e do CDLRio.
O impacto já é sentido um mês antes. Para Leo Zonenschein, sócio e diretor de Marketing da Dimona, a folia passou a exigir planejamento cada vez mais estruturado.
— Isso significa planejar o negócio de outra forma, com produção antecipada, mais estoque e ativações em diferentes pontos da cidade. Em números, se traduz em 70 mil peças circulando no período, entre coleção e eventos, e uma expectativa de crescimento de 60% nas vendas — afirma Zonenschein.
Os números da folia
8 milhões de foliões devem circular entre blocos, Sapucaí — ensaios técnicos e desfiles oficiais — Intendente Magalhães e Terreirão do Samba. Este foi o saldo do ano passado, que deve se repetir ou ser superando, segundo a RioTur, ao longo de 37 dias de programação de carnaval em 2026.
535 mil passageiros são esperados entre quinta-feira, dia 12 de fevereiro, e segunda-feira, dia 23 de fevereiro, entre embarques e desembarques na Rodoviária do Rio S/A. Isso representa 15 mil pessoas a mais em relação ao carnaval anterior.
1.862 ônibus, sendo 945 extras, farão embarques e desembarques na Rodoviária do Rio S/A, apenas no sábado de carnaval.
72% é a estimativa de aumento de viagens na Buser no sábado de carnaval, em comparação com um sábado comum.
42 mil passageiros devem chegar ao Rio de Janeiro, com Buser, para o carnaval 2026 — um crescimento de cerca de 20% em relação à festa do ano passado. Saindo do Rio, devem ser 20 mil passageiros, com destinoa São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Ipatinga (MG) e São José do Rio Preto (SP).
18% é a previsão de aumento do número de e turistas internacionais no Rio neste carnaval, em comparação ao período de folia em 2025, segundo o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.
98,62% é a previsão de ocupação nas hospedagens do município do Rio, segundo Lopes. Por enquanto, a média de ocupação hoteleira na cidade, no período de 14 a 17 de fevereiro, está em 73,91%.
5% é a expectativa de crescimento de vendas do comércio do Rio, em comparação com o ano anterior, principalmente em áreas turísticas e nas regiões com a maior concentração de blocos carnavalescos, de acordo com estimativas de Aldo Gonçalves, presidente do SindilojasRio e do CDLRio.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026