Finanças
INSS prorroga projeto-piloto que dispensa agendamento para serviços em agências
Projeto-piloto terá mais 90 dias de duração em 19 agências e pode ser ampliado para outras unidades do país
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou por mais 90 dias o projeto-piloto que permite a realização de atendimentos, como pedidos de benefícios, em 19 agências da Previdência Social, sem a necessidade de agendamento prévio na maioria dos casos. A iniciativa integra o programa Atendimento Humanizado, que visa reduzir filas e agilizar a concessão de benefícios.
Inicialmente, o projeto estava previsto para terminar no final de novembro. Com a prorrogação, o prazo se estende até fevereiro, podendo ser renovado por mais 90 dias, conforme decisão do INSS.
Nas unidades participantes, será possível realizar pedidos iniciais e de manutenção de benefícios, como aposentadoria, além da emissão de extratos e documentos, tudo sem marcação prévia. As agências estão divididas em três grupos, de acordo com a capacidade operacional:
1º grupo: capacidade elevada, com a maioria dos serviços disponível sem necessidade de agendamento;
2º grupo: capacidade intermediária, com parte dos atendimentos ainda exigindo marcação;
3º grupo: estrutura reduzida, permitindo apenas a emissão de documentos sem agendamento, via aplicativo/site Meu INSS ou pela central telefônica 135.
Para reforçar a adesão ao programa, as agências devem exibir cartazes informativos sobre as mudanças, e os servidores orientar os usuários já na triagem. O sistema interno do órgão também está sendo atualizado, considerando as especificidades de cada unidade incluída no projeto.
Entre as agências selecionadas estão Valença (RJ), no primeiro grupo, além de Belford Roxo (RJ) e Miracema (RJ), ambas no terceiro grupo. Também participam unidades em cidades da Paraíba, Bahia, Goiás, Pará, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Durante os três meses de vigência, os gerentes das agências deverão preencher relatórios mensais para monitorar indicadores como tempo médio de espera, percentual de faltas em atendimentos agendados e quantidade de requerimentos concluídos.
Ao final do período de teste, o INSS elaborará um relatório com resultados, boas práticas e desafios. Dependendo da avaliação, o modelo poderá ser prorrogado ou expandido para outras unidades do país.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5REALITY SHOW
Quem é quem em 'Ilhados com a Sogra 3'? Veja os participantes da nova temporada