Finanças
Aneel vistoria subestação que causou apagão; técnicos também vão apurar atuação do ONS
Inspeção marca início das investigações sobre o que levou ao apagão da madrugada desta terça
Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica () realizaram nesta quarta-feira a ação de fiscalização à subestação no Paraná onde foi registrada uma falha que levou a um apagão em todo o país na madrugada desta terça.
A inspeção no local marca o no fornecimento de energia e as responsabilidades dos agentes envolvidos.
Em nota divulgada nesta quarta, a Aneel diz que também enviou uma equipe para ir na base do Operador Nacional do Sistema (ONS) em Florianópolis apurar sobre a atuação do operador no apagão.
Durante as investigações, que se inciam nesta quarta, os técnicos vão examinar se a falha foi da empresa responsável pela transmissão de energia, ou do ONS.
As informações obtidas a partir desta quarta vão subsidiar o Relatório de Análise de Perturbação (RAP), que é feito pelo ONS em colaboração com a Aneel. O documento fará uma análise detalhada do ocorrido e as causas que levaram ao apagão.
Os agentes da Aneel vão examinar, por exemplo, fatores como a manutenção do reator onde foi iniciado o incêndio. Além disso, os técnicos também vão avaliar se o sistema de isolamento do defeito funcionou adequadamente, e por fim, se houve falha de proteção de algum equipamento que levou a falha à se espalhar para os outros sistemas.
Estações e subestações contam com sistemas do tipo para evitar que os defeitos causem o efeito dominó no resto do sistema elétrico, levando a apagões em diversas regiões, como aconteceu na última madrugada.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5BASTIDORES DO PODER
Jornalista levanta questionamentos sobre negócios de sogro de JHC, Mario Cândia em Alagoas e cobra transparência