Finanças
Fornecimento de energia foi restabelecido após duas horas, diz MME
O durou até duras horas, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). De acordo com o órgão, um incêndio em uma levou a uma "perturbação" no Sistema Interligado Nacional, o que levou à interrupção do fornecimento de energia. Às 2h30, as cargas que haviam sido desligadas foram restabelecidas.
Saiba mais:
'Brasil inteiro sem luz':
De acordo com o MME, às 00h32m "ocorreu perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional, com desligamento de cerca de 10.000 MW de cargas, de forma controlada", por atuação de um mecanismo chamado Esquema Regional de Alívio de Carga.
O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas ocorreu "logo nos primeiros minutos", segundo o ministério. A luz voltou até 1h30m nas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro - Oeste. Na Região Sul, o restabelecimento total do fornecimento ocorreu às 2h30m.
De acordo com o MME, o tempo de recomposição total foi inferior às ocorrências deste porte já ocorridas no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Está programada para hoje reunião preliminar com os principais agentes envolvidos para identificar as causas do incêndio.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público