Esportes

Itália leva prata nos 3 mil metros da patinação em pista curta; Fontana faz história

Patinadora da Azzurra faturou sua 14ª medalha em Jogos Olímpicos

Redação ANSA 19/02/2026
Itália leva prata nos 3 mil metros da patinação em pista curta; Fontana faz história
Patinadora da Azzurra faturou sua 14ª medalha em Jogos Olímpicos - Foto: © ANSA/AFP

Em uma final emocionante em Milão, a Itália conquistou a medalha de prata na prova feminina dos 3.000 metros do revezamento da patinação de velocidade em pista curta dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Arianna Fontana, Arianna Sighel, Elisa Confortola e Chiara Betti ficaram atrás apenas das sul-coreanas Kim Gil-li, Non Do-hee, Shim Suk-hee e Choi Min-jeong, que superaram as anfitriãs na parte final da corrida.

O Canadá, representado por Danae Blais, Florence Brunelle, Kim Boutin e Courtney Sarault, completou o pódio com a medalha de bronze. A Holanda, por sua vez, era uma das favoritas, mas as atletas sofreram uma queda no meio do percurso e terminaram na quarta colocação.

A prata da Azzurra foi histórica para Fontana, que quase garantiu o ouro no sprint final. A italiana chegou à marca de 14 medalhas olímpicas e tornou-se a atleta do país com mais pódios na história dos Jogos Olímpicos, superando as 13 conquistas do ex-esgrimista Edoardo Mangiarotti (1919-2012), obtidas nas Olimpíadas de Verão.

A Itália soma 26 medalhas em Milão-Cortina, sendo nove de ouro, cinco de prata e 12 de bronze. A campanha já é a melhor da história da Azzurra no megaevento.