Esportes

Morre Doug Moe, ídolo dos Nuggets e melhor técnico da NBA em 1988, aos 87 anos

Técnico revolucionário, Doug Moe marcou época no Denver Nuggets e deixa legado de inovação no basquete norte-americano.

18/02/2026
Morre Doug Moe, ídolo dos Nuggets e melhor técnico da NBA em 1988, aos 87 anos
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Dias após o All-Star Game, o basquete norte-americano se despede de um de seus grandes nomes. Doug Moe, ex-jogador e lendário técnico do Denver Nuggets, faleceu nesta quarta-feira, aos 87 anos, vítima de câncer. Reconhecido como o melhor técnico da NBA em 1988, Moe foi um dos principais responsáveis por transformar o estilo de jogo da liga, sendo lembrado como um verdadeiro revolucionário da função.

“A NBA lamenta o falecimento de Doug Moe, um técnico pioneiro cuja visão e influência ajudaram a moldar o basquete moderno. Um dos primeiros defensores de um estilo de jogo rápido e dinâmico, ele conquistou mais de 600 vitórias como técnico principal do Nuggets, Spurs e 76ers, foi eleito Técnico do Ano da NBA e, posteriormente, recebeu o Prêmio Chuck Daly por sua trajetória e impacto duradouro na profissão. Antes de se tornar técnico, Doug foi um All-Star e campeão da ABA. Nossos mais sinceros sentimentos à sua família e amigos”, declarou a NBA em nota oficial.

No Denver Nuggets, Moe é o segundo técnico mais vitorioso da história, com 432 triunfos, incluindo o vice-campeonato da Conferência Oeste de 1985, quando a equipe foi superada pelo Los Angeles Lakers.

“A organização Denver Nuggets ficou devastada ao saber do falecimento do lendário técnico Doug Moe. O técnico Moe foi um líder e uma pessoa única, que liderou uma das décadas mais vitoriosas e emocionantes da história dos Nuggets. Ele será para sempre lembrado por suas 432 vitórias na carreira como técnico principal, que serão penduradas no teto da arena para honrar eternamente seu incrível legado”, destacou o clube em comunicado.

O clube ainda manifestou solidariedade à família: “Os pensamentos da organização estão com a esposa de Doug, Jane, seu filho David e toda a sua família e entes queridos que estão sofrendo neste momento.” O legado do treinador será homenageado no próximo jogo do time em Denver.

Além do trabalho marcante nos Nuggets, Moe comandou o San Antonio Spurs e o Philadelphia 76ers ao longo de 15 temporadas na NBA. Seu retrospecto inclui 628 vitórias e 529 derrotas, faltando apenas um título para coroar sua trajetória inovadora. Sua campanha mais emblemática foi em 1985, quando levou os Nuggets à final do Oeste contra os Lakers.

Mais do que pelos resultados, Doug Moe será lembrado pelo estilo ofensivo baseado em movimentação e pelo espetáculo proporcionado à beira das quadras. Suas equipes em Denver lideraram a liga em pontuação por cinco temporadas consecutivas no início dos anos 1980, e Moe era conhecido por evitar jogadas ensaiadas, priorizando a criatividade dos atletas.