Esportes
Astrônomos solucionam mistério do sumiço de estrela supergigante em Andrômeda
Estudo revela que o desaparecimento da M31-2014-DS1 foi causado por uma supernova fracassada, resultando na formação de um buraco negro.
Pesquisadores da Universidade de Columbia desvendaram o enigma do desaparecimento da estrela supergigante M31-2014-DS1, localizada na galáxia de Andrômeda, ocorrido em 2010, segundo informações publicadas pela revista Science.
De acordo com os cientistas, a M31-2014-DS1 foi identificada como uma supernova fracassada, fenômeno em que a maior parte do invólucro estelar se desprende e acaba formando um buraco negro.
A nova descoberta pode elucidar questões que permaneciam sem resposta sobre o sumiço da estrela, conforme destaca o portal Science Alert.
"Consideramos estas observações, assim como as do evento anterior na NGC 6946, como evidência de que supernovas fracassadas formam buracos negros de massa estelar", explicaram os pesquisadores.
Para Kishalay De, pesquisador da Universidade de Columbia, desvendar o mistério da M31-2014-DS1 representou um marco em sua carreira.
"Esta foi provavelmente a descoberta mais surpreendente da minha vida", afirmou Kishalay De, que liderou o estudo. "As evidências do desaparecimento da estrela estavam em arquivos públicos, e ninguém percebeu por anos, até que as resgatamos."
A M31-2014-DS1 era uma estrela supergigante com cerca de 13 vezes a massa do Sol, que brilhava intensamente mesmo a 2,5 milhões de anos-luz de distância, entre a Via Láctea e Andrômeda.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista