Esportes

Alcaraz vence francês em 100º jogo de Grand Slam e Sabalenka também avança no Australian Open

Espanhol comemora marca histórica e belarussa supera dificuldades para seguir na competição australiana

23/01/2026
Alcaraz vence francês em 100º jogo de Grand Slam e Sabalenka também avança no Australian Open
Carlos Alcaraz Garfia - Foto: Reprodução / Instagram

Carlos Alcaraz e Aryna Sabalenka, dois dos principais favoritos ao título do Australian Open, confirmaram o favoritismo nesta sexta-feira e avançaram às oitavas de final do torneio. Ambos venceram seus confrontos válidos pela terceira rodada e seguem firmes na disputa pelo troféu em Melbourne.

Líder do ranking da ATP, o espanhol Carlos Alcaraz não deu chances ao francês Corentin Moutet (37º do mundo), fechando a partida em 2h05 com parciais de 6/2, 6/4 e 6/1. O triunfo teve um sabor especial para Alcaraz, que chegou ao seu centésimo jogo em torneios de Grand Slam. O retrospecto do número 1 é expressivo: 87 vitórias e apenas 13 derrotas, consolidando sua posição de destaque no circuito e reforçando sua condição de favorito ao título do Australian Open em 2026.

Na próxima fase, Alcaraz enfrentará o americano Tommy Paul, que avançou após a desistência do espanhol Alejandro Davidovich Fokina. No histórico de confrontos entre Alcaraz e Paul, o espanhol leva vantagem, com cinco vitórias e duas derrotas.

Sabalenka supera susto e avança

Líder do ranking da WTA e bicampeã do Australian Open, a belarussa Aryna Sabalenka precisou superar momentos de tensão para vencer a austríaca Anastasia Potapova (55ª colocada). O jogo foi decidido em dois tie-breaks, com placar de 7/6 (7/4) e 7/6 (9/7).

No primeiro set, Sabalenka chegou a abrir 2 a 0, mas viu Potapova reagir e empatar em 4 a 4. A parcial seguiu equilibrada até o tie-break, quando a belarussa levou a melhor. O segundo set também foi marcado por oscilações: Sabalenka abriu 4 a 0, permitiu o empate, mas novamente se impôs no tie-break para fechar a partida em 2 sets a 0.

Nas oitavas de final, Sabalenka terá pela frente a canadense Victoria Mboko, que garantiu vaga após vencer a dinamarquesa Clara Tauson por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 5/7 e 6/3.