Esportes

Alagoana Marta e Gabi Zanotti disputam prêmio Rainha da América de 2025

Atletas brasileiras concorrem com jovem paraguaia Cláudia Martínez; resultado será divulgado no dia 31 de dezembro

25/12/2025
Alagoana Marta e Gabi Zanotti disputam prêmio Rainha da América de 2025
- Foto: Arquivo

A atacante alagoana Marta, atualmente no Orlando Pride, dos Estados Unidos, e a meia Gabi Zanotti, do Corinthians, estão entre as finalistas do prêmio Rainha da América de 2025, concedido pelo tradicional jornal El País, do Uruguai, à melhor jogadora em atividade no continente americano. A terceira concorrente ao troféu é a atacante paraguaia Cláudia Martínez, que defende o Olímpia.

A vencedora será definida por meio de votação realizada por jornalistas esportivos de diversos países das Américas. O resultado oficial está previsto para ser divulgado no próximo dia 31 de dezembro.

Criado em 2021, o prêmio Rainha da América surgiu como versão feminina do consagrado Rei da América, entregue desde 1985 ao melhor jogador masculino do continente. Nesta edição, o futebol brasileiro volta a ter forte representatividade no feminino, enquanto no masculino não há atletas do país entre os finalistas — embora o uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, esteja na disputa.

Marta, de 39 anos, teve papel decisivo na conquista da Copa América pela Seleção Brasileira, realizada no Equador. A camisa 10 marcou dois gols na final contra a Colômbia e foi eleita a melhor jogadora da competição. Ao longo do ano, também esteve entre as indicadas à Bola de Ouro, da revista France Football.

Atual vencedora do prêmio, Gabi Zanotti foi o grande destaque do Corinthians em 2025. A meia encerrou a temporada como artilheira da equipe, com 19 gols, liderando o clube nas conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

Já Cláudia Martínez, de apenas 17 anos, desponta como revelação do futebol sul-americano. Artilheira da Copa América e campeã da Supercopa paraguaia pelo Olímpia, a jovem atacante desafia o favoritismo brasileiro na disputa pelo título continental.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.