Esportes
Raphinha brilha, Barcelona vence Villarreal e amplia vantagem sobre o Real Madrid
Brasileiro marca, sofre pênalti e ajuda Barcelona a fechar o ano com oito vitórias seguidas na liderança do Espanhol.
Raphinha foi o grande destaque na vitória do Barcelona sobre o Villarreal por 2 a 0, neste domingo, no estádio La Cerámica, pela La Liga. Após ser elogiado por Hansi Flick, que classificou como "piada" sua ausência na seleção do ano da Fifa, o camisa 11 entrou em campo determinado: sofreu pênalti, marcou pelo terceiro jogo consecutivo, acertou o travessão e foi decisivo para o triunfo catalão.
Com o resultado, o Barcelona fecha o ano em alta, somando oito vitórias seguidas no Campeonato Espanhol e liderando com 46 pontos, quatro à frente do Real Madrid (42). O próximo desafio será o clássico diante do Espanyol, em 3 de janeiro. O Villarreal, por sua vez, estacionou nos 35 pontos, viu sua série de seis vitórias ser interrompida e perdeu o terceiro lugar para o Atlético de Madrid, que chegou a 37 pontos ao vencer o Girona por 3 a 0.
O jogo começou intenso, com as duas equipes buscando o ataque em velocidade. O Barcelona soube aproveitar melhor os espaços e, logo aos 10 minutos, Raphinha sofreu pênalti de Rafa Marín. Na cobrança, deslocou o goleiro Luiz Júnior e abriu o placar. Pouco depois, aos 15, o brasileiro acertou o travessão em chute de fora da área.
O Villarreal reagiu e passou a criar as melhores oportunidades, principalmente com Buchanan, explorando as falhas defensivas do Barcelona. Quando o empate parecia próximo, Renato Veiga cometeu falta dura em Lamine Yamal e foi expulso aos 38 minutos, esfriando a reação dos mandantes ainda no primeiro tempo.
Mesmo com um jogador a menos, o Villarreal voltou do intervalo pressionando em busca do empate. Hansi Flick respondeu reforçando o ataque com Rashford e Lewandowski. Aos 18 minutos, Lamine Yamal aproveitou sobra na área após confusão e marcou o segundo gol do Barcelona.
O Villarreal seguiu valente, tentando evitar a quebra da invencibilidade em casa, mas parou nas defesas seguras de Joan García, principalmente em finalizações de Rafa Marín e Mikautadze. O Barcelona administrou a vantagem, ampliou sua sequência vitoriosa e conquistou o simbólico título de "campeão de inverno" na Espanha.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado