Esportes

Praia Clube e Osasco desafiam italianos nas semifinais do Mundial de Vôlei

Equipes brasileiras enfrentam Scandicci e Conegliano neste sábado, no Ginásio do Pacaembu, em busca da vaga na final

12/12/2025
Praia Clube e Osasco desafiam italianos nas semifinais do Mundial de Vôlei
Praia Clube e Osasco disputam vaga na final do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino em São Paulo.

O Praia Clube e o Osasco estão a dois jogos do título do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino, realizado no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo. Neste sábado (13), as equipes brasileiras disputam as semifinais contra duas potências italianas.

Atual campeão sul-americano, o Praia Clube, de Uberlândia (MG), entra em quadra às 13h (horário de Brasília) diante do Scandicci. Já o Osasco, campeão da Superliga, enfrenta às 16h30 o Conegliano, equipe da ponteira da seleção brasileira, Gabi Guimarães. As partidas terão transmissão ao vivo pela VBTV, streaming oficial da Federação Internacional de Vôlei.

Com o apoio da torcida, o Osasco busca a vaga na final diante do tricampeão Conegliano (2019, 2022 e 2024), considerado o melhor time da atualidade. Nesta temporada, o Conegliano conquistou quatro títulos: Champions League, Campeonato Italiano, Copa Itália e Supercopa. O desafio do Praia Clube também é grande: o Scandicci conta com estrelas como Ekaterina Antropova (oposta da seleção italiana, campeã mundial), Maja Ognjenovci (levantadora da Sérvia, bicampeã mundial) e Brenda Castillo, uma das principais líberos do mundo.

O Osasco garantiu vaga nas semifinais como vice-líder do Grupo A, atrás do Scandicci, equipe para a qual perdeu por 3 sets a 0 na segunda rodada da primeira fase. O time paulista venceu o Alianza Lima (Peru) por 3 sets a 0 na estreia e superou o Zhetysu (Cazaquistão) por 3 sets a 2 no último jogo da fase inicial. O Osasco sonha com o bicampeonato mundial — o primeiro título veio em 2012, com vitória sobre o Rabita Baku (Azerbaijão), no Catar.

Já o Praia Clube busca o título inédito da competição e chega à semifinal pelo terceiro ano consecutivo. O time mineiro ficou em segundo lugar no Grupo B, liderado pelo Conegliano. Na estreia, o Praia venceu o Zamalek (Egito) por 3 sets a 0, repetindo o placar contra o Orlando Valkyries (Estados Unidos) na segunda rodada. No encerramento da primeira fase, foi superado pelo Conegliano por 3 sets a 0.