Esportes

Diego Fernandes recebe aval para investir no São Paulo, mas exige modernização do clube

Empresário e investidores aguardam atualização do Estatuto e possibilidade de clube-empresa para avançar com aporte financeiro ao São Paulo.

11/12/2025
Diego Fernandes recebe aval para investir no São Paulo, mas exige modernização do clube
- Foto: Pedro Guedes / São Paulo FC

O empresário Diego Fernandes, conhecido por sua atuação em negociações no futebol internacional, especialmente na intermediação para Carlo Ancelotti na seleção brasileira, lidera uma nova proposta de investimento no São Paulo Futebol Clube. Segundo informações do UOL, Fernandes está disposto a contribuir financeiramente com o clube, porém condiciona qualquer acordo à modernização do Estatuto, atualmente datado de 1950, e à transformação do time em clube-empresa.

"Fui autorizado a falar por esse grupo que estamos prontos para investir no São Paulo – desde que o clube modernize seu Estatuto, que, até onde consta para nós, é de 1950 e extremamente ultrapassado. O modelo de eleição também é muito atrasado. Além disso, há a questão do clube-empresa. Tendo esses dois pontos resolvidos, estamos prontos para investir no São Paulo", afirmou Fernandes.

Ele destacou que não tem interesse em se tornar conselheiro ou presidente do clube paulista. Fernandes também elogiou o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) adotado pelo Fluminense, que foi apresentado aos investidores interessados.

"Acho que é um momento de união. Existe um ditado famoso: 'casa que falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão'. É preciso união dos conselheiros e pressão dos sócios para promover mudança. É impossível um clube que tem um Estatuto tão atrasado querer continuar brigando em alto nível. Existe um conflito de geração: pessoas mais velhas resistindo à mudança", analisou o empresário.

Fernandes também ressaltou sua relação pessoal com o São Paulo, clube pelo qual torce desde a infância, e assegurou que os investidores compartilham o desejo de recuperação da equipe.

"Estou pronto para ajudar o São Paulo – eu e meus investidores. Desde que o São Paulo esteja pronto para receber a gente, com Estatuto moderno e clube-empresa. Vou colocar dinheiro do meu bolso para fazermos a pesquisa e o painel de discussão", finalizou.

Até o momento, o São Paulo não se pronunciou oficialmente sobre as declarações de Fernandes. O empresário publicou uma foto em seu Instagram nesta semana, após uma reunião "estratégica sobre finanças, inovação, tecnologia e esportes como plataformas globais", afirmando que o "São Paulo FC também esteve na mesa".