Esportes
Abel Ferreira aponta falta de consistência do Palmeiras e prevê ajustes no elenco
Técnico português reconhece oscilações na temporada, detalha motivos para renovar até 2027 e projeta mudanças pontuais no grupo para 2026.
O técnico Abel Ferreira analisou a temporada de 2025 do Palmeiras, logo após o clube anunciar, nesta quarta-feira (10), a renovação de seu contrato até o final de 2027.
Desde que chegou ao Palmeiras, em 2020, Abel conquistou títulos em todas as temporadas, mas admitiu que a equipe não manteve a mesma consistência em 2025, especialmente na reta final das competições. Segundo o treinador, faltou regularidade para alcançar melhores resultados na Libertadores e no Campeonato Brasileiro.
"Esta equipe tem essa resiliência dentro dela, mas a verdade é que ainda não é consistente. Foi capaz de ter uma noite histórica, mágica, na Libertadores. Nunca na história nenhuma equipe tinha conseguido virar um jogo de 3 a 0 (contra a LDU, na semifinal do torneio continental)", lembrou Abel em entrevista à TV Palmeiras.
O treinador ressaltou o desgaste emocional após a classificação histórica, reconhecendo que esse fator impactou o desempenho no Brasileirão. "As duas equipes que foram disputar a final da Libertadores (Palmeiras e Flamengo), naqueles dois últimos meses, perderam pontos. Mas a verdade é que foi apenas o nosso resultado que tivemos contra o Grêmio. Acho que fizemos uma bela partida, mas a forma como sofremos os gols... Sabemos os aspectos que temos de melhorar. Faltou um pouquinho desta consistência", repetiu.
Abel destacou ainda os tropeços diante de Vitória e Fluminense, ambos empatados por 0 a 0 no Allianz Parque, como determinantes na perda do título brasileiro. "Tivemos lesões, castigos. Temos que reconhecer. E tivemos jogos em que não fomos bons o suficiente. Na minha opinião, perdemos o campeonato em casa com o Vitória e com o Fluminense", afirmou.
Mesmo após perder a chance de conquistar títulos em 2025, Abel explicou os motivos que o levaram a renovar com o clube. Ele citou o apoio da presidente Leila Pereira, especialmente após a eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil. "Quando você sente essa confiança do líder, essa inspiração, é difícil encontrar no futebol de hoje. Me marcou muito. Falei com minha esposa, disse que não iria assinar naquele momento, mas que, aconteça o que acontecer, vamos seguir juntos", relatou.
Sobre o futuro do elenco, Abel afirmou que o planejamento para 2026 já está em andamento, mas descartou uma grande reformulação. "Estamos trabalhando nisso e vamos precisar fazer pequenos ajustes. Sabemos o que temos de corrigir, ajustar, em termos de mentalidade, cultura, cobrança e exigência", detalhou.
O treinador destacou que alguns reforços, como Andreas Pereira, Vitor Roque e Lucas Evangelista, se adaptaram bem, enquanto outros, como Facundo Torres e Sosa, ainda têm margem de crescimento. Ele antecipou que alguns atletas deixarão o clube: "Tem outros que temos que trocar, porque não se adaptaram. Essa é a minha função, do Anderson Barros (diretor-executivo) e da nossa presidente. Precisamos conversar e perceber os jogadores com quem devemos ter paciência", concluiu.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados