Esportes
Telescópio no Havaí identifica exoplaneta gigante e 'estrela fracassada'
Descobertas do programa OASIS revelam planeta 18 vezes maior que Júpiter e anã marrom a centenas de anos-luz da Terra.
Apesar dos avanços dos telescópios modernos, apenas uma fração dos planetas do Universo pode ser fotografada diretamente.
Astrônomos no Havaí realizaram duas descobertas notáveis com o telescópio japonês Subaru, instalado no cume do vulcão Mauna Kea: um exoplaneta de grande massa e uma anã marrom, conforme relata o portal Space.com.
Esses achados marcam os primeiros resultados do programa de observação OASIS (Observing Accelerators with SCExAO Imaging Survey), que utiliza o Subaru e dados de outras fontes para buscar companheiros estelares. Segundo o Observatório Astronômico Nacional do Japão, o programa se baseia em medições das missões Hipparcos e Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), para identificar estrelas cujos movimentos são influenciados por objetos ainda desconhecidos.
A primeira descoberta foi o exoplaneta HIP 54515 b, localizado a 271 anos-luz da Terra, na constelação de Leão. O planeta possui massa quase 18 vezes superior à de Júpiter e orbita sua estrela hospedeira a uma distância semelhante à de Netuno em relação ao Sol.
O segundo objeto identificado foi a anã marrom HIP 71618 B, situada a 169 anos-luz de distância, na constelação de Boieiro. Anãs marrons são corpos celestes cuja massa está entre a de planetas gigantes e estrelas. Conhecidas como 'estrelas fracassadas', formam-se por processos semelhantes aos das estrelas, mas não acumulam massa suficiente para iniciar reações termonucleares em seu núcleo.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico