Esportes

Escócia reencontra Brasil ao voltar à Copa após 28 anos e tem meia indicado à Bola de Ouro

Seleção escocesa retorna ao Mundial e terá duelo decisivo contra o Brasil; destaque para Scott McTominay, eleito melhor do Italiano.

05/12/2025
Escócia reencontra Brasil ao voltar à Copa após 28 anos e tem meia indicado à Bola de Ouro
- Foto: Reprodução / Instagram

Após 28 anos de ausência, a Escócia está de volta à Copa do Mundo e reencontrará dois adversários da edição de 1998, na França: Marrocos e Brasil. Diferentemente daquela ocasião, quando enfrentou a seleção brasileira na estreia, o confronto em 2026 será na última rodada da fase de grupos.

Para garantir a vaga, os escoceses lideraram o Grupo C das Eliminatórias Europeias, somando 13 pontos, com quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota — para a Grécia, por 3 a 2, em Pireu. Dinamarca, Belarus e Grécia completaram a chave.

País apaixonado por futebol, a Escócia é marcada pela intensa rivalidade entre Celtic e Rangers, baseada em questões religiosas e políticas. Apesar da tradição, nunca alcançou grandes feitos em Copas, mas revelou nomes lendários como Kenny Dalglish, Denis Law e Alex Ferguson.

Atualmente, a seleção conta com jogadores de destaque no cenário europeu. O principal é o meia Scott McTominay, eleito melhor jogador do Campeonato Italiano 2024/2025 após ser peça fundamental no título do Napoli. Ele marcou 13 gols e deu quatro assistências em 36 partidas.

McTominay ficou em 19º lugar na premiação Bola de Ouro deste ano, apenas duas posições atrás do brasileiro Vinícius Júnior, que foi o 17º. Fora de campo, também chamou atenção ao ser fotografado fumando cigarro durante a celebração do título italiano.

Outro destaque escocês é o lateral-esquerdo Andy Robertson, do Liverpool, além do volante John McGinn, do Aston Villa, e do lateral Aaron Hickey, do Brentford, todos com protagonismo na Premier League.

A equipe é comandada por Steve Clarke, ex-lateral-direito e um dos maiores jogadores da história do Chelsea, onde é o nono atleta com mais jogos pelo clube. Após encerrar a carreira, foi auxiliar de José Mourinho no Chelsea e de Kenny Dalglish no Liverpool, antes de iniciar a trajetória como treinador no West Bromwich. Também passou por Reading e Kilmarnock antes de assumir a seleção escocesa.

Histórico de confrontos: Escócia e Brasil em Copas

O duelo de 2026 marcará o quinto encontro entre Escócia e Brasil em Copas do Mundo. O último foi em 1998, com vitória brasileira por 2 a 1, gols de César Sampaio e Boyd (contra). Antes disso, as seleções se enfrentaram outras três vezes, sempre na fase de grupos.

Em 1990, Muller marcou o gol da vitória por 1 a 0 para o Brasil. Em 1982, a seleção brasileira goleou por 4 a 1, com gols de Zico, Oscar, Éder e Falcão. Já em 1974, o confronto terminou empatado sem gols, em partida marcada pelo equilíbrio.