Esportes

CBF planeja ao menos 30 árbitros profissionais para o Brasileirão a partir de 2026

Entidade quer implementar núcleo profissional de arbitragem e pode ampliar número para 60 até 2027, incluindo a Série B

01/12/2025
CBF planeja ao menos 30 árbitros profissionais para o Brasileirão a partir de 2026
- Foto: Reprodução

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta segunda-feira (10), que pretende contar com pelo menos 30 árbitros profissionais no Campeonato Brasileiro a partir de 2026. A proposta foi apresentada por Rodrigo Cintra, chefe da Comissão Nacional de Arbitragem, durante o 1º Encontro de Executivos do Futebol, realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

O objetivo é implementar o Núcleo de Profissionais de Arbitragem já no Brasileirão do próximo ano. A CBF também revelou que o número de árbitros profissionais pode dobrar, chegando a 60 até 2027, com a inclusão da Série B.

A discussão sobre a profissionalização da arbitragem ganhou força após episódios polêmicos na Série A de 2024. Em outubro, foi criado um Grupo de Trabalho para debater melhorias, com a entrega de um relatório prevista para janeiro de 2025.

Segundo a CBF, o programa para a arbitragem brasileira se inspira em modelos internacionais, como os da Inglaterra, Itália, Espanha e da MLS, liga dos Estados Unidos.

A proposta prevê contratos anuais, salário fixo, rotina semanal de treinos e possibilidade de pagamento de bônus por partida. O pacote inclui ainda acompanhamento psicológico, nutricional e preparação física, além de capacitação para padronizar critérios e possibilitar ascensão dos árbitros.

Apesar da divulgação de vários detalhes do programa, a CBF ainda não informou qual será o valor dos salários nos contratos dos árbitros profissionais.