Esportes

Vasco goleia Internacional, garante permanência na Série A e complica rival gaúcho

Equipe carioca vence por 5 a 1 após paralisação por temporal, afasta risco de rebaixamento e deixa o Internacional sob pressão na reta final do Brasileirão.

28/11/2025
Vasco goleia Internacional, garante permanência na Série A e complica rival gaúcho
Vasco goleia Internacional, garante permanência na Série A e complica rival gaúcho - Foto: Vasco

O Vasco encerrou qualquer ameaça de rebaixamento ao aplicar uma goleada contundente de 5 a 1 sobre o Internacional, nesta sexta-feira (36ª rodada do Campeonato Brasileiro), em São Januário. O confronto foi marcado por uma longa paralisação de mais de uma hora devido a um forte temporal que alagou o gramado.

Com início arrasador em ambos os tempos, o Vasco abriu o placar logo no primeiro minuto com Andrés Gómez e ampliou aos oito, com Rayan. O Internacional descontou com Ricardo Mathias antes do intervalo, mas a reação parou por aí. Na segunda etapa, Rayan, Barros e Nuno Moreira sacramentaram a vitória vascaína.

O resultado levou o Vasco aos 45 pontos, assegurando sua permanência na Série A e colocando o clube na zona de classificação para a Sul-Americana. Agora, o time carioca pode focar nas semifinais da Copa do Brasil em dezembro. Por outro lado, o Internacional, com 41 pontos, segue ameaçado e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.

Após 45 minutos de jogo, um temporal interrompeu a partida por mais de uma hora. O gramado ficou impraticável e, mesmo após o protocolo de espera, jogadores e dirigentes de ambos os times relutaram em retornar ao campo. O técnico Fernando Diniz, do Vasco, foi um dos mais enfáticos ao alegar falta de "jogabilidade", enquanto o presidente do Inter, Alessandro Barcelos, demonstrou preocupação com a integridade física dos atletas. Após muita discussão, a bola voltou a rolar.

O Vasco manteve o ritmo intenso: logo aos dois minutos do segundo tempo, Andrés Gómez cruzou rasteiro para Rayan marcar o terceiro. Aos 11, Barros ampliou, e aos 19, Nuno Moreira aproveitou falha de Rochet para fechar a goleada. O Internacional sentiu o golpe e pouco produziu, enquanto o Vasco controlou o jogo até o apito final, embalado pelo "olé" vindo das arquibancadas.

Com a vitória, o Vasco recebe o Mirassol na próxima terça-feira, às 19h, em São Januário. O Internacional enfrenta o São Paulo, quarta-feira, às 20h, na Vila Belmiro, em Santos.

Ficha técnica

Vasco 5 x 1 Internacional

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Thiago Mendes (Puma Rodríguez) e Philippe Coutinho (Vegetti); Andrés Gómez (Matheus França), Rayan (Paulinho) e Nuno Moreira (Hugo Moura). Técnico: Fernando Diniz.

Internacional: Rochet; Bruno Gomes, Aguirre (Ricardo Mathias), Mercado, Vitão e Bernabéi; Thiago Maia (Luis Otávio) (Bruno Henrique), Alan Rodríguez e Alan Patrick (Borré); Carbonero e Vitinho. Técnico: Ramón Díaz.

Gols: Andrés Gómez (1'), Rayan (9'), Ricardo Mathias (47' do 1º tempo); Rayan (2'), Barros (11'), Nuno Moreira (19' do 2º tempo).

Cartão amarelo: Carbonero (Inter).

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE).

Renda: R$ 1.313.832,00.

Público: 19.330 torcedores.

Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ).